Semana do MEI oferece programação gratuita em Goiás
A partir desta segunda-feira (20), o Sebrae dá início à Semana do Microempreendedor Individual (MEI), uma iniciativa que levará cursos, oficinas, palestras, orientações e consultorias a quase 80 municípios de Goiás
A partir desta segunda-feira (20), o Sebrae dá início à Semana do Microempreendedor Individual (MEI), uma iniciativa que levará cursos, oficinas, palestras, orientações e consultorias a quase 80 municípios de Goiás. A programação gratuita se estenderá até o dia 24 de maio e visa capacitar e orientar os microempreendedores individuais, promovendo uma gestão mais eficiente de seus negócios e incentivando a formalização de trabalhadores autônomos. A expectativa é de que mais de 9 mil atendimentos sejam realizados ao longo da semana.
“A Semana do MEI desempenha um papel crucial na promoção do empreendedorismo no Brasil. Ela incentiva a formalização de trabalhadores autônomos e oferece capacitação e orientação para os empreendedores com conteúdo relevante para seus negócios. Ao estimular o empreendedorismo, o evento contribui para o desenvolvimento local”, analisa a gestora estadual do evento, Thalita Dias.
Perfil dos microempreendedores em Goiás
Segundo o Governo Federal, o Brasil conta atualmente com mais de 15,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). No Centro-Oeste, há 1,32 milhão de MEIs, com Goiás liderando a região com 565.758 registros, representando 3,61% do total nacional. Outros estados da região incluem Mato Grosso (282.402), Distrito Federal (259.608) e Mato Grosso do Sul (217.934).
Dados da Receita Federal de maio mostram que Goiás possui 448.798 empresas formalizadas ativas, com uma média de idade de 3,3 anos. A faixa etária predominante entre os proprietários de MEIs está entre 26 e 40 anos. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram abertas 44.497 novas empresas no estado. Os setores com maior número de empresas ativas incluem Moda e Confecção, Casa e Construção, Estética e Beleza, e Serviços de Alimentação.
As cidades goianas com o maior número de registros de MEIs são Goiânia (126.942), Aparecida de Goiânia (40.680), Anápolis (28.290), Rio Verde (14.753), Valparaíso de Goiás (10.696), Luziânia (10.311) e Trindade (10.075). No total, Goiás possui 880.856 registros de empresas MEI, microempresas e empresas de pequeno porte, com os MEIs representando 64,22% desse total, refletindo a importância desse regime tributário no estado.
Programação diversificada
Durante a Semana do MEI, diversas atividades serão oferecidas para atender às necessidades dos empreendedores. Entre elas, estão cursos que abordam desde a gestão financeira até estratégias de marketing digital, oficinas práticas para aprimorar habilidades específicas e palestras com especialistas renomados que compartilharão suas experiências e insights sobre o mercado.
Além disso, os microempreendedores poderão participar de consultorias individuais, onde receberão orientação personalizada para enfrentar desafios específicos em seus negócios. O Sebrae também disponibilizará serviços de formalização, facilitando o processo para aqueles que desejam se tornar MEIs, além de esclarecer dúvidas sobre tributação, direitos e deveres.
Importância do MEI para a economia local
Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a Semana do MEI é vital para a promoção do empreendedorismo e capacitação dos microempreendedores. “Com números expressivos em todo o país e em Goiás, o MEI se consolida como uma opção estratégica para quem busca iniciar ou expandir um negócio, e o Sebrae está preparado para atender a essa demanda”, ressalta o diretor.