OVG chega à marca de 5,7 milhões de atendimentos assistenciais em Goiás
Objetivo é combater a pobreza
Com o objetivo de combater a pobreza e promover a inclusão social, mais de 5,7 milhões de atendimentos já foram realizados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) nos 246 municípios goianos. O resultado representa um crescimento de 50% em comparação com o registrado em 2019, que era de 3,8 milhões.
O número de benefícios doados pela Organização às famílias e entidades atendidas, durante a atual gestão, também apresentou alta, passando de 1,2 milhão, no período de 2014 a 2018, para 9,5 milhões, entre 2019 e 2023. O crescimento equivale a 690% no repasse de fraldas descartáveis, cadeira de rodas, fórmulas especiais (leite), entre outros itens.
“Esses dados não representam apenas números. Para nós, são vidas transformadas. É muito gratificante saber que esse trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás tem mudado a realidade de quem, de fato, precisa”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Além do quantitativo, a qualidade dos benefícios também foi ampliada. Os produtos ortopédicos, como bengala, andador e muleta, passaram a ser articulados e dobráveis para facilitar o transporte e garantir mais mobilidade e segurança. As fórmulas especiais (leite) e fraldas infantis e geriátricas tiveram suas quantidades entregues duplicadas, de 3 latas e 40 unidades na antiga gestão para 6 latas e 80 unidades nesta. O kit enxoval para bebê, que antes era composto por 11 itens, passou a ser entregue com 25 peças, com a maioria confeccionada pela própria Organização.
Por meio do OVG Perto de Você, unidade itinerante que percorre os municípios goianos oferecendo atendimento e serviços gratuitos, lançada na gestão do governador Ronaldo Caiado, foi possível fazer com os itens chegassem a todas as regiões do estado, garantindo assistência e maior qualidade de vida para a população vulnerável.
A Campanha Aquecendo Vidas, iniciativa do Goiás Social que entrega cobertores a pessoas em situação de rua e famílias que residem em casas com pouca infraestrutura, bateu recorde esse ano com a doação de 87,5 mil cobertores novos aos municípios. Desde 2019, a iniciativa já doou 365 mil itens. Já os brinquedos distribuídos durante o Natal do Bem que, inegavelmente, possuem maior qualidade e durabilidade, passam por rigorosas análises e testes de inspeção antes de serem repassados às prefeituras. Desde 2019, já foram 2,7 milhões de itens entregues.
As bolsas de estudos oferecidas pelo Goiás Social, por meio do Programa Universitário do Bem (ProBem), contam atualmente com quase 15 mil beneficiários ativos. Desde o início da gestão, a OVG já beneficiou 44 mil estudantes e garantiu o acesso ao ensino superior a jovens que precisam.
A Organização promove ainda programas de atendimento ao idoso, como o Centros de Idosos Vila Vida e Sagrada Família e os Espaços Bem Viver I e II que, juntos, atendem uma média mensal de 1.577 beneficiários; e programas voltados para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, como o Centro da Juventude Tecendo o Futuro e o Meninas de Luz, com atendimento médio mensal de 600 beneficiários. Já a Casa do Interior do Estado de Goiás (Cigo) acolheu 4,1 mil pacientes e acompanhantes em tratamento de saúde em Goiânia somente em 2023.
Segurança alimentar
Entre as frentes de trabalho da OVG, também destacam-se ações de combate à fome, que foram ampliadas graças ao investimento do Governo de Goiás em pesquisa e tecnologia para o Banco de Alimentos. A unidade beneficia milhares de pessoas, muitas delas sem nenhuma fonte de renda, com doação de frutas, verduras e legumes que garantem refeições saudáveis a famílias e pessoas atendidas por instituições sociais. Ao todo, 6,6 mil toneladas de alimentos já foram entregues na unidade.
Em 2021, o Governo criou e lançou o Mix do Bem, um produto completo e nutritivo, feito com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados, sem gorduras trans, saturadas ou lactose. Com prazo de conservação maior que o dos alimentos in natura, o Mix chega às áreas mais remotas do estado, como comunidades quilombolas e assentamentos rurais. Desde então, já foram distribuídas 787 mil unidades do produto, o equivalente a 787 milhões de porções.
Por sua importância no combate à fome, o alimento produzido pelo Governo de Goiás recebeu reconhecimento internacional. O Mix do Bem foi vencedor do concurso internacional Fab City Awards 2024, eleito na categoria “Melhor Projeto Ecossistema”, que elege iniciativas que promovem a sustentabilidade e evitam o desperdício.
As 15 unidades do Restaurante do Bem espalhadas pelo estado também têm papel fundamental na garantia da segurança alimentar aos mais vulneráveis. Algumas unidades passaram por reformas estruturais e duas novas foram entregues na atual gestão: uma em Santo Antônio do Descoberto e outra em Quirinópolis, sendo esta última considerada unidade modelo, com espaço climatizado, tecnológico e mais moderno. Desde 2019, foram mais de 16,6 milhões de refeições sevidas por meio do Goiás Social.
Por sua trajetória de atuação no enfrentamento às desproteções sociais e diante de todos esses resultados, a OVG é hoje referência na área da assistência social. Muito mais que um programa, o Goiás Social se tornou uma das maiores políticas de superação da pobreza no País e no mundo.
“Política social de verdade é isso: ir até quem precisa e ajudar de todas as formas possíveis, o mais rápido possível. Esse tem sido o nosso papel, a nossa missão”, enfatiza a primeira-dama Gracinha Caiado.