Encontro promovido pelo MPGO orienta vereadoras e vereadores de Pires do Rio e Urutaí sobre fiscalização da administração pública municipal
Encontro debateu prioridades da realidade local

O Ministério Público de Goiás (MPGO) promoveu na última quarta-feira (6/8) encontro com membras e membros do Poder Legislativo dos municípios de Urutaí e Pires do Rio. A iniciativa teve como objetivo orientar e incentivar as vereadoras e vereadores quanto ao papel fiscalizatório do Legislativo em relação à administração pública municipal.
O evento foi coordenado pelo promotor de Justiça Fabrício Roriz Hipólito, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pires do Rio. Durante a reunião, foram abordadas temáticas relevantes sobre a função constitucional da vereadora e do vereador na fiscalização da gestão pública, incluindo aspectos como transparência, controle interno, planejamento orçamentário e responsabilidade na proposição de projetos de lei.
O MPGO também apresentou e debateu assuntos prioritários da realidade local de ambos os municípios, com foco no aperfeiçoamento da atuação legislativa em temas administrativos e sociais de maior impacto para a população.
Em sua fala, o promotor destacou que o papel da vereadora e do vereador vai muito além de ser base ou oposição. “É representar a sociedade, propor soluções e fiscalizar com responsabilidade, contribuindo para a melhoria dos serviços públicos e para o pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Participaram do evento vereadoras e vereadores dos municípios de Pires do Rio e Urutaí, além de servidoras e servidores das respectivas Câmaras Municipais.
Ao final do encontro, o MPGO entregou a cada parlamentar um exemplar da cartilha Guia da Vereadora e do Vereador – Como Fiscalizar a Administração Municipal, material elaborado pela instituição para auxiliar no exercício da função legislativa. (Assessoria de Comunicação Social do MPGO)