STF

Com PT, MDB e PSD, Zanin já tem apoio de 32 senadores

Indicado por Lula para vaga no STF precisa de ao menos 41 votos para assumir cadeira

Indicado para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado Cristiano Zanin parece estar conseguindo bons resultados nas articulações pelo Senado Federal. Até o momento, Zanin já conseguiu o apoio de ao menos 32 senadores. Além do PT – com 8 senadores –, ele já garantiu a aproximação com MDB (10) e PSD (14).

Depois do PSD, as maiores bancadas do Senado são PL (12 senadores) e União Brasil (9). Os dois partidos também estão na mira de Zanin, que busca garantir a aprovação com tranquilidade. Além dessas legendas, ele também chegou a ter reuniões com representantes do PSDB e PP. Zanin também já marcou reunião com as bancadas feminina e evangélica do Senado, em busca de apoio. Nas visitas, ele tem apresentado um vasto currículo de oito páginas, a fim de justificar a indicação com a trajetória profissional.https://afa43ab3a82f0e99930279b83159658f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Para ser aprovado para a vaga, Zanin precisa ser referendado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para 21 de junho, e, depois, aprovado pelo plenário da Casa com, ao menos, 41 votos. Caso passe pela aprovação dos senadores, o indicado de Lula poderá confirmar a vaga no STF. Segundo o presidente da comissão, o relator da indicação na CCJ será o senador e vice-presidente da Casa, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Em caso de confirmação da indicação, Zanin opoderá ocupar a vaga até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos de idade. Ele ocupará a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, que deixou o cardo em 11 de abril, por aposentadoria.

Deixe uma resposta