Catalão

Catalão: São João Literário nas escolas une educação, cultura e conscientização socioambiental

Alunos e professores criaram produções literárias inspiradas em temáticas socioambientais, abordando desde o reaproveitamento de resíduos até o consumo consciente

A Escola Municipal Antônio Pinheiro Santos fechou com chave de ouro, na sexta-feira (27/6), o evento São João Literário nas Escolas, um projeto que, desde 2023, tem transformado a forma de celebrar os festejos juninos nas escolas de Catalão.

Diferente das tradicionais festas juninas, o concurso literário promove uma imersão na cultura local enquanto aborda temas fundamentais, como sustentabilidade e cidadania, com a participação de diversas escolas municipais, como a Escola Municipal José Sebba, a Escola Municipal Nilza Ayres Pires, a Escola Municipal Arminda Rosa de Mesquita e o CMEI/Escola Municipal Alba Mathias de Mesquita.

A parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Brasil Solidário desde o ano passado tem se expandido, oferecendo não apenas uma plataforma para a expressão literária, mas também cursos pedagógicos complementares, como o curso de educação financeira, que visa formar cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com as questões do dia a dia, além de fomentar a educação de qualidade em diversas áreas.

Durante o evento, alunos e professores criaram produções literárias inspiradas em temáticas socioambientais, abordando desde o reaproveitamento de resíduos até o consumo consciente. As quadrilhas literárias, também incluídas no concurso, trouxeram um elemento cultural de grande valor, com apresentações que integraram o tema 25 anos juntos pela educação: construindo um Brasil Solidário.

O secretário municipal de Educação, Adilson Ciríaco, ressaltou o impacto do projeto: “O São João Literário tem mostrado a força da parceria entre a Secretaria e o Instituto Brasil Solidário, transformando o tradicional festejo junino em um projeto de formação cidadã e de valorização da cultura local. Além disso, a inclusão de cursos como o de educação financeira complementa o aprendizado e prepara nossos alunos para os desafios do futuro.”

A iniciativa não só reforça o compromisso da Prefeitura de Catalão com a educação de qualidade, mas também cria um espaço para que alunos e professores compartilhem suas produções, reflitam sobre questões essenciais e se envolvam ativamente no processo de aprendizagem.

Deixe uma resposta