Câmara de Catalão define datas das votações das emendas impositivas durante 41ª Sessão Ordinária
Sessão aconteceu na tarde de segunda-feira (4)

O Legislativo catalano realizou, nesta segunda-feira (4), a 41ª Sessão Ordinária de 2025, quando foram definidos os prazos para apreciação das emendas impositivas e debatidas diversas matérias administrativas e sociais.
Votações das emendas impositivas
Durante a sessão, o presidente Jair Humberto anunciou o cronograma de análise das emendas impositivas, que serão votadas nos dias 25 e 27 de novembro. Também informou que somente os Projetos de Decreto Legislativo protocolados até 10 de novembro serão avaliados para participação na 2ª Sessão Solene de homenagens de 2025.
A sessão foi temporariamente suspensa para uso da Tribuna Popular pelo consultor de relacionamento da Equatorial Energia, Gilson Mendes. Ele apresentou balanço das ações da concessionária em Catalão e respondeu a questionamentos dos parlamentares sobre melhorias no fornecimento de energia.
Proposições e votações
A pauta foi invertida a pedido do vereador Cláudio Lima, para leitura das moções de aplauso. Em seguida, foi incluído na ordem do dia o Projeto de Lei nº 103/2025, aprovado por 11 votos a 1 — a vereadora Rosângela votou contra. Quatro vereadores estavam ausentes no momento da votação.
Foram apresentadas moções em reconhecimento à aluna Maria Isabel Freire Kochmann, à professora Cecília Abrahão do Nascimento e ao Colégio Gabarito, além de homenagem ao programa “Saúde em Movimento”, da deputada Flávia Morais. Requerimentos e indicações cobraram melhorias em infraestrutura, segurança, educação e energia elétrica na cidade.
Projetos em destaque na Ordem do Dia
Entre os projetos analisados e aprovados, estão:
- PL nº 132/2025 – Autoriza repasse de recursos ao CRAC para ações esportivas;
- PLC nº 7/2025 – Modifica o Código de Obras para regulamentar afastamento frontal de templos religiosos;
- PL nº 134/2025 – Declara utilidade pública da Associação de Karatê Garras do Tigre;
- Decretos Legislativos concedendo títulos e honrarias a diversas personalidades, como o Major Lucas Aguiar, o professor Eci Vieira Vaz Nascimento e o Dr. Renato Duarte da Silva.
Encerramento
Após a votação das matérias, a sessão foi encerrada com registro de ampla participação dos parlamentares e debates voltados ao fortalecimento de políticas públicas locais.




