ADVOCACIA

OAB-GO: Compromisso lança chapa e sela aliança histórica em Anápolis

Rafael Lara participou do evento

compromisso lança chapa 1 em anápolis (Foto: Larissa Melo)

A conciliação de três grupos da advocacia anapolina, que foram oponentes nas eleições de 2021, culminou, neste sábado (25/10), no lançamento da Chapa 1 para a diretoria da OAB Anápolis, em apoio à reeleição dos presidentes Samuel Santos (Subseção) e Rafael Lara (Seccional Goiás). Ao assumir o mandato em 2022, após uma disputa muito acirrada, Santos reuniu-se com os antigos adversários Jeová Viana e Régis Davidson a fim de superar as divergências e formar uma coalizão a favor de toda a advocacia. A aliança foi então selada num encontro com Lara, “transformando em pontes os muros que existiam entre Goiânia e Anápolis”, como quaificou o presidente anapolino.

No evento da noite passada, Samuel se disse emocionado com a união histórica no município: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, parafraseou Raul Seixas, em alusão ao movimento que construíram desde o início da gestão atual, por entender que “a advocacia unida tem mais voz, tem mais vez e é mais forte”, disse. 

De acordo com o candidato, é preciso dar continuidade ao trabalho harmônico e avançar, pois, segundo ele, “a advocacia de Anápolis recebeu vários investimentos financeiros e conquistou de volta o prestígio e valorização da classe graças à condução do presidente Lara”.

O candidato ao Conselho Federal Wandir Allan também se emocionou ao compartilhar que a junção desses grupos divergentes permitiu a colheita de importantes frutos para a advocacia de Anápolis. “Tanto o respeito às prerrogativas, quanto a estrutura oferecida aos profissionais, além do respeito e acesso ao Poder Judiciário – que não tínhamos há muito tempo, nós conquistamos graças à essa união promovida pelo Samuel, que foi um líder exemplar”, relatou, pedindo o voto dos presentes para “honrar e defender esse legado no Conselho Federal”.

Pedro Paulo de Medeiros, que disputou as eleições passadas para a presidência da OAB Goiás, creditou os avanços e a conciliação construída ao agora aliado e atual presidente Rafael Lara. “Tudo isso se deve a um capitão que teve a hombridade de reconstruir esse grupo, que teve a sabedoria de dialogar e dar espaço para todas as ideias, em todas as subseções do Estado”, discursou. 

O candidato ao Conselho Federal ainda confessou que pretende levar à OAB Nacional não somente a sua experiência de 20 anos de ordem, mas que, principalmente, quer levar ao conhecimento do órgão o trabalho eficiente e democrata do atual presidente da seccional goiana.

Rafael Lara, em seu discurso, parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido em conjunto em Anápolis. Ele relembrou a sua caminhada na Ordem e contou sobre quando, em abril de 2004, recebeu das mãos de Miguel Cançado, então presidente da Seccional, a sua carteira da OAB. 

“Cançado é um dos maiores líderes da advocacia do Estado de Goiás. Hoje, 20 anos depois, tenho a honra de dividir com ele um palco político pela primeira vez; isso muito me orgulha”, afirmou Lara, que ainda concluiu: “Tenho certeza de estarmos no caminho certo quando vejo que todos os presidentes de subseção goiana e todos os ex-presidentes da OAB-GO estão conosco”, disse.

Deixe uma resposta