Política

Maioria dos brasileiros não acredita que Trump pode reverter inelegibilidade de Bolsonaro

Levantamento da Genial/Quaest aponta que 59% dos brasileiros não acreditam na reversão via Trump

A maioria dos eleitores brasileiros não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja capaz de reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (28). 

O levantamento mostra que 59% dos brasileiros não acreditam que o presidente americano seja capaz de reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de junho de 2023, que impede o ex-chefe do Executivo de disputar eleições até 2030. Em contrapartida, 31% dos entrevistados consideram que Trump consegue reverter a inelegibilidade de Bolsonaro. 

O estudo também mediu o entendimento entre os apoiadores e os críticos ao ex-presidente. Entre os eleitores do Bolsonaro no 2º turno das eleições de 2022, 46% avaliam que as ações de Trump podem alterar a situação do ex-chefe do Executivo perante a Justiça Eleitoral, enquanto 45% discorda da hipótese, e não enxergam as ações do republicano como suficientes.  

Já entre os eleitores que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, 69% não acredita no poder de Trump para reverter a decisão, enquanto 23% dos votantes do presidente acreditam no contrário. 

A pesquisa da Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores de diversos perfis políticos, entre os dias 10 e 13 de julho. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Deixe uma resposta