Catalão

Catalão: Jair Humberto deve continuar presidindo a Câmara de Vereadores em 2025

Gilmar Antônio deve assumir o biênio 2027/28

As definições para a gestão da Câmara de Vereadores de Catalão, a partir de 2025, já ganharam escopo na cidade. Com a bancada de vereadores definida, os eleitos já mostraram força e articulação, definindo os nomes para assumir a mesa diretora no município.

Nesta terça-feira (22), após muitas discussões e acordos, ficou decidido a nova Mesa Diretora biênio 2025/27, capitaneada pelo atual presidente, Jair Humberto, que demostrou grade habilidade política e diálogo para se manter à frente do legislativo catalano pelo terceiro mandato. Idelvan da Saúde deve ser o vice-presidente.

De acordo com definição, Daniel Tufão e Sargento Anísio também devem integrar a mesa como 1º e 2º secretários respectivamente. Gilmar Antônio, Cleuber Vaz, Cláudio Lima, Rodrigão e Luiz Pamonheiro também integram o grupo. Gilmar Antônio deve assumir o biênio 2027/28.

Com 1.417 votos, Jair Humberto foi o mais bem votado pelo Solidariedade. Idelvan obteve 1.301 votos, mais votado pelo Podemos. Anísio e Tufão tiveram 1301 e 931 votos, respectivamente.

Como é a eleição para Mesa Diretora?

A Mesa Diretora na Câmara Municipal é responsável por toda a gestão de votações de projetos de lei no legislativo municipal. Ela é composta por quatro vereadores: presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

A Mesa é responsável também pela aplicação de penalidades a vereadores e pela autorização ao prefeito no caso de viagens para fora do município. A eleição da Mesa acontece entre os vereadores eleitos na primeira sessão da legislatura 2025-2028.

Todos os vereadores eleitos podem se inscrever já no primeiro dia da legislatura, no dia 1º de janeiro de 2025. Os vereadores se reúnem e votam na chapa que pretende assumir a diretoria da Câmara nos próximos dois anos: 2025 e 2026. A eleição da Mesa deve acontecer por chapa. A votação é aberta, por voto da maioria dos membros da Câmara.

Deixe uma resposta