CatalãoCoronavírus

Catalão está entre municípios goianos que realizam testagem em massa para detectar casos de COVID-19

Os exames são feitos pelo tipo RT-PCR, que coleta material genético pelo nariz, e os agendamentos podem ser realizados pelo aplicativo “Dados do Bem”

Redação

Desde o dia 10 de agosto alguns municípios de Goiás, entre eles Catalão, iniciaram o agendamento para testagem em massa de detecção de casos de COVID-19, através do exame RT-PCR, que coleta material genético pelo nariz. A estimativa é que quase dois terços dos goianos devem ser testados e a medida visa monitorar a doença para manter a curva de contágio estável. A iniciativa partiu do governo estadual em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ao todo, 78 cidades foram selecionadas para essa testagem em massa. Os critérios técnicos para a escolha dos municípios foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde e levaram em consideração, por exemplo, cenário epidemiológico, tamanho da população e vocação turística.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Catalão, os exames e a coleta, de fato, começaram no último dia 17, mas os agendamentos ainda podem ser realizados pelo aplicativo “Dados do Bem”. Assim, para passar pela testagem os moradores precisam se cadastrar no aplicativo. O cidadão deverá obrigatoriamente informar nome, endereço e CPF. Em seguida, deverá informar a localização, ler a política de privacidade e responder algumas perguntas sobre auto avaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da COVID-19.

A partir dessas informações, o app indicará se o cidadão deverá ou não fazer um exame. Os municípios/estado farão a coleta e a Fiocruz ficará responsável pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas. Apenas duas unidades têm os testes disponíveis: a UBS do bairro Castelo Branco e a UBS do Setor Universitário. Pessoas com quadros leves e sintomas de gripe poderão fazer o exame. Contatos diretos com casos confirmados também devem ser submetidos ao RT-PCR.

“Dados do Bem”

O aplicativo Dados do Bem indica se o usuário deve ou não fazer o teste e onde ir para realizar o exame. Para fazer o teste, os moradores da cidade devem fazer download do aplicativo Dados do Bem – em dispositivos Android ou iOS – e responder todas as perguntas, que indicarão se a pessoa deve ou não passar pelo exame.

GO Notícias com informações SECOM/Catalão

Deixe uma resposta