Caldas Novas muda regime e contrata 500 profissionais da saúde com carteira assinada
Gestão da cidade decidiu substituir os contratos de prestadores de serviço por contratações com garantia de direitos trabalhistas
A Prefeitura de Caldas Novas decidiu trocar 500 contratos de credenciamento de profissionais da área da saúde por contratos com carteira assinada. Segundo o prefeito da cidade, Kleber Marra (MDB), a gestão avalia que a mudança trará impactos positivos para o servidor contratado e aos pacientes. Com a mudança, os 500 servidores da saúde passam a ter acesso a todos os direitos trabalhistas, o que não acontecia na contratação por credenciamento.
“Dentro da nossa política de atendimento humanizado aos pacientes, nós entendemos que viabilizar a contratação desses profissionais de saúde garantindo o vínculo CLT vai produzir melhorias na qualidade do serviço que chegará até o cidadão, porque esses profissionais terão segurança, como o direito a período de descanso sem perda de salário, além do sentimento de valorização que dá mais motivação a qualquer trabalhador”, afirmou o prefeito.
Segundo a Prefeitura, serão contratados profissionais de 19 especialidades: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de exames, fonoaudiólogos, veterinários, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, assistentes sociais, técnicos em radiologia, técnicos em imobilização e auxiliares e instrumentadores cirúrgicos.
Nós entendemos que viabilizar a contratação desses profissionais de saúde garantindo o vínculo CLT vai produzir melhorias na qualidade do serviço que chegará até o cidadão
O credenciamento é uma forma de contratação de profissionais de saúde para trabalhar em unidades públicas. A lei permite essa modalidade de contratação quando não é possível realizar um concurso público para preencher as vagas, por exemplo. Também é permitida quando a demanda pelos serviços é maior do que a oferta e há a possibilidade de contratar todos os interessados.
A cerimônia que vai formalizar o novo regime de contratação está marcada para acontecer nesta sexta-feira (2). No evento, a prefeitura vai entregar uniformes, crachás, jalecos e vale-alimentação aos contratados.