Ipasgo

Daniel Vilela sanciona lei que amplia acesso ao Ipasgo Saúde e moderniza estrutura da instituição

Nova legislação permite inclusão de parentes até o quarto grau, amplia possibilidades de adesão e promove mudanças na governança da operadora

O governador Daniel Vilela sancionou a Lei nº 24.360/2026, que promove uma série de mudanças na estrutura administrativa e nas regras de adesão do Ipasgo Saúde. Publicada no Diário Oficial do Estado, a nova legislação tem como objetivo adequar a operadora às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fortalecer sua governança e ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre as principais novidades está a ampliação do público que poderá aderir aos planos de saúde. Com a nova regra, familiares de até quarto grau de parentesco passam a ter a possibilidade de ingresso no Ipasgo Saúde, conforme as condições previstas em cada modalidade de plano e os registros autorizados pela ANS. A medida amplia o alcance da cobertura para parentes que anteriormente não estavam contemplados pelas normas vigentes.

A legislação também abre espaço para a celebração de convênios com novas entidades patrocinadoras, como associações, sindicatos e conselhos profissionais. Segundo o Ipasgo Saúde, a mudança atende a uma demanda crescente de instituições interessadas em oferecer o benefício aos seus associados e vinculados.

Outro ponto importante da lei é a atualização da estrutura de governança da operadora, com medidas voltadas ao fortalecimento da gestão, da transparência e da sustentabilidade financeira da instituição. As alterações integram o processo de modernização iniciado após a transformação do Ipasgo em Serviço Social Autônomo.

O prazo para adequação das normas internas, regulamentos e procedimentos operacionais é de até 120 dias. Durante esse período, serão definidos os detalhes para implementação das novas modalidades de adesão e demais ajustes necessários para atender às exigências regulatórias.

Atualmente, o Ipasgo Saúde atende mais de 585 mil beneficiários e conta com uma rede credenciada formada por mais de 4,4 mil prestadores de serviços, entre hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde em Goiás e no Distrito Federal.

Nos últimos anos, a instituição também tem investido na ampliação da rede assistencial, fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, expansão da telemedicina e digitalização dos serviços, buscando oferecer mais agilidade e qualidade no atendimento aos usuários.

De acordo com o governo estadual, as mudanças reforçam o compromisso com a modernização da operadora e criam condições para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde suplementar, mantendo a sustentabilidade e a eficiência da instituição.

Deixe uma resposta