Daniel e Gracinha entregam vans para assistência social dos 246 municípios goianos
Vans entregues nesta quarta (04) vão reforçar a logística de ações nos Cras e nos Creas de todos os municípios goianos

A assistência social dos 246 municípios goianos recebe, a partir desta quarta-feira (04/02), mais um reforço estratégico do Governo de Goiás. O governador em exercício Daniel Vilela e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregaram, em solenidade realizada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, uma van para cada cidade do estado.
De acordo com Gracinha, os veículos vão garantir melhor estrutura logística aos municípios, ampliando a capacidade de atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e também nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
“Hoje é um dia especial para a política de assistência social de Goiás. Essa entrega mostra respeito, compromisso e, acima de qualquer coisa, o entendimento de que assistência social se faz com estrutura e com investimento. Isso é logística, é presença do Estado, é política pública chegando na ponta”, destacou Gracinha Caiado.
Daniel Vilela pontuou que o investimento faz parte de um conjunto de ações voltadas à estruturação da assistência social nos municípios, com reflexos positivos também em áreas como educação e segurança. “Esse trabalho atende as pessoas na ponta, com apoio às suas atividades diárias. E o retorno desse investimento também se reflete na saúde, na educação e na segurança dos goianos, garantindo uma rede de proteção completa em todos os municípios”, ressaltou.
O investimento total do Estado na aquisição dos veículos foi de R$ 69,8 milhões, sendo R$ 282,8 mil por unidade. Cada van é equipada com ar-condicionado e tem capacidade para até 15 passageiros. No momento da entrega, as prefeituras receberam um voucher para abastecimento dos veículos em postos de combustíveis credenciados.
As vans serão utilizadas no transporte de servidores e profissionais envolvidos na busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades de atendimento. Os veículos também vão auxiliar no apoio a familiares em visitas a internos do sistema socioeducativo.
Vans para assistência social
O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destacou que os investimentos do Estado fortalecem os municípios e liberam recursos para outras áreas prioritárias. “Os benefícios entregues pelo Estado garantem que cada município tenha o mesmo padrão de excelência. É fortalecendo a assistência social que nós consolidamos Goiás como uma liderança e uma referência para o país”, afirmou.
A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Goiás (Coegemas-GO) e primeira-dama de Acreúna, Adriana Souza, acrescentou que as vans vão fortalecer a política de assistência social nos municípios. “Agora não vamos precisar solicitar veículos da educação ou da saúde, porque temos nossa própria frota. É com essa união e esse apoio que conseguimos atender as pessoas em situação de vulnerabilidade com dignidade”, comemorou.
O prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), José Délio Júnior, destacou que o investimento do Estado representa um marco para a assistência social nos municípios. “Cras e Creas sendo reformados nunca houve na história. Carros entregues para todo mundo também não. Vans, muito menos. A administração pública deve respaldar o social”, afirmou.
Já o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Paulo Vitor, ressaltou a parceria com o governo estadual. “No fim do ano passado, levamos a demanda por essas vans para o governador e dona Gracinha e hoje estamos aqui para esse dia marcante”, disse.




