Catalão

Equatorial Goiás orienta comerciantes sobre ligações provisórias na Festa do Rosário, em Catalão

Distribuidora reforça importância do pedido de ligação provisória durante Festa do Rosário para garantir fornecimento seguro às barracas

A cidade de Catalão se enche de cores, música e fé a partir de hoje (3), com a abertura oficial da Festa do Rosário, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Centro-Oeste. O evento segue até o dia 13/10 e reúne milhares de fiéis, turistas e moradores, celebrando mais de 140 anos de tradição.

Além do caráter religioso, a Festa do Rosário também movimenta a economia local, atraindo visitantes de diversas regiões do estado e do país. Barracas, artesanatos e a culinária típica compõem o cenário, reforçando a importância da celebração como espaço de encontro comunitário e preservação da história.

Com a instalação de comércios temporários durante o período festivo, a Equatorial Goiás orienta os empreendedores a solicitarem a conexão à rede elétrica por meio de ligações provisórias, a serem instaladas em barracas e estabelecimentos de caráter temporário, conforme os padrões exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), evitando assim ligações irregulares. “O comerciante pode procurar uma de nossas agências físicas em Catalão e formalizar seu pedido, garantindo o fornecimento de energia de maneira regular e segura”, orienta o superintendente da regional Sul da Equatorial Goiás, Adailson Andrade.

Riscos de ligações irregulares vão além da rede elétrica

As ligações clandestinas, além de ilegais, comprometem o fornecimento de energia na região, provocando sobrecarga na rede, risco de interrupções e aumento na possibilidade de acidentes. Quando feitas sem acompanhamento técnico, essas conexões também podem colocar em risco a vida de comerciantes, romeiros e da própria população.

“A ligação provisória precisa seguir normas técnicas específicas para garantir que a estrutura elétrica funcione com segurança, sem colocar pessoas em risco. Quando é feita de forma clandestina, há chances reais de curto-circuito ou até mesmo incêndio”, explica Adailson.

Alguns desses perigos podem ser evitados com a correta solicitação e instalação do serviço de ligação provisória, feito pela concessionária para evitar riscos à população quando o uso da energia elétrica tiver tempo determinado, podendo durar até 90 dias. “Isso vale para todos os clientes que precisarem de energia por um tempo determinado em um local onde não há ligação, seja acampamento familiar, comercial, eventos de grande público ou em áreas privadas. Além de cuidar para que as instalações sejam realizadas de acordo com as normas de segurança, é preciso estar atento: evitar cabos soltos, uso de extensões e emendas precárias”, ressalta o superintendente.

Como solicitar uma ligação provisória para a Festa do Rosário

Os comerciantes interessados em atuar durante a Festa do Rosário com o fornecimento de energia devem solicitar uma ligação provisória com antecedência à loja de atendimento da Equatorial Goiás no município, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No momento da solicitação, será necessário apresentar:

  • Documento pessoal com foto;
  • Autorização da Prefeitura de Catalão e/ou Goinfra para funcionamento da barraca ou comércio;
  • Lista de eletrodomésticos que serão utilizados.

O pedido só pode ser feito presencialmente na loja da cidade, e após a solicitação, a distribuidora realizará uma vistoria técnica no local para verificar se o padrão de entrada atende às normas de segurança antes da liberação do fornecimento.

Deixe uma resposta