Goiânia

Dom Washington Cruz diz que vai renunciar ao cargo de arcebispo de Goiânia

Religioso disse que vai se aposentar e morar em Aparecida de Goiânia "para ajudar nas comunidades, celebrar missas e rezar muito"

Nesta segunda-feira, 24/05, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, disse que vai renunciar ao cargo e se aposentar. Hoje, 25/05, ele completa 75 anos de idade, momento em que bispos e arcebispos são aposentados de forma compulsória pelo Vaticano. O religioso exerceu a função de arcebispo de Goiânia durante 19 anos.

A carta de renúncia foi enviada ao Vaticano há duas semanas. O padre afirmou que está pronto para sair, pediu perdão pelos pecados e ressaltou a vontade de que o próximo arcebispo corrija os seus erros. 

“Estou pronto para sair amanhã mesmo. Não digo que tenha cumprido a missão. Ninguém pode dizer ter cumprido totalmente a missão. Que Deus perdoe os meus pecados, que tudo que tenha sido feito de bem possa prosseguir e que meu sucessor venha corrigir meus erros”, disse Dom Washington.

Ao se aposentar, o padre contou que vai morar em Aparecida de Goiânia “para ajudar nas comunidades, celebrar missas e rezar muito”. 

Dessa forma, líderes do Vaticano vão escolher um nome para substituir Dom Washington Cruz e submeter à apreciação do Papa Francisco. 

Dom Washington Cruz

Nasceu em Itabuna, na Bahia e entrou para o seminário aos 13 anos. Estudou filosofia em Roma, na Itália, durante oito anos.

Em 1971 voltou ao Brasil para ser sacerdote, na Bahia. Lá, passou por várias áreas da igreja no Brasil. Em 1987, desembarcou em Goiás para ser bispo da Arquidiocese de São Luís de Montes Belos. 

Em 8 de maio de 2002 foi nomeado arcebispo de Goiânia, cargo que exerceu por 19 anos.

Deixe uma resposta