Santa Helena de Goiás alcança nota máxima no Ranking de Transparência do TCM-GO
Município receberá Certificado de Qualidade de Transparência Pública do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO)
O município de Santa Helena de Goiás está entre os mais transparentes do estado, segundo Ranking de Transparência das Prefeituras do Estado de Goiás, feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios. A cidade, administrada pelo prefeito Dr. João Alberto Vieira Rodrigues (Patri), aparece junto com outras 12 cidades com nota máxima (100,0).
O relatório contendo a avaliação dos Portais de Transparência Municipais que tratam do cumprimento das determinações das Leis de Transparência pelos poderes Executivos e Legislativos dos 246 municípios goianos, foi divulgado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, TCM-GO, no último dia 26 de abril.
A extensão do relatório apontou uma melhora na média geral da transparência dos municípios goianos que passou de 78,73 em 2020 para 83,57 em 2021. Mas o destaque ficou apenas para 13 municípios que alcançaram a nota máxima (100,0), incluindo Santa Helena.
O índice observa parâmetros obrigatórios, essenciais e recomendados aos municípios, de acordo com o previsto na Lei da Transparência, como disponibilização de dados abertos, divulgação de informações com integralidade e o foco no cidadão, por exemplo. A partir daí, soma-se as pontuações de cada item para chegar a um índice que pode ir até 100% e uma classificação de regular ou irregular, com a possibilidade de ressalvas em casos específicos.
A lista completa com os pareceres técnico-administrativos do TCM sobre o ranking pode ser conferida no site do Tribunal.