Pros declara apoio a Lula e Pablo Marçal retira candidatura
Comando do Pros é objeto de disputa judicial e na última decisão, datada de domingo (31/8), a presidência da sigla foi devolvida ao goiano Eurípedes Júnior, favorável à aliança com o PT
A direção do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) declarou nesta quarta-feira (3/8), em reunião com coordenadores da campanha da chapa Lula-Alckmin, apoio já no primeiro turno à candidatura do ex-presidente Lula (PT) a presidente da República. A decisão aprofunda racha no partido, visto que outra ala, encabeçada pelo ex-presidente recém-destituído, Marcus Holanda, defende a candidatura do coach Pablo Marçal (Pros) a presidente.
Da reunião na qual a atual direção do Pros declarou apoio a Lula, participaram o presidente da sigla, o goiano Eurípedes Júnior; o presidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espírito Santo; e o advogado do Pros, Bruno Pena, além do coordenador do programa de governo de Lula, Aloizio Mercadante (PT), e o candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB). O encontro foi realizado na sede da Fundação Perseu Abramo, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.
Na reunião, os integrantes do Pros propuseram que o programa de governo da chapa Lula-Alckmin abranja necessidade de ajudar os brasileiros endividados. Segundo a Fundação Perseu Abramo, da qual Mercadante é presidente, o tema está nas diretrizes do programa e “será discutido com mais profundidade em parceria com a Fundação da Ordem Social, que também está debruçada sobre o tema”.
A atual direção do Pros anunciou que oficializará o apoio a Lula em uma nova convenção, na próxima sexta-feira.
Nas eleições presidenciais de 2014 e 2018, o Pros apoiou as candidaturas dos petistas Dilma Rousseff e Fernando Haddad.
Além do PROS, Lula também está fechando apoio do Avante, que vai retirar André Janones da disputa presidencial. (Com informações do portal SBT News)