Prefeitura explica reajuste do IPTU em Caldas Novas
Proprietários de imóveis começam a receber carnês de IPTU e prefeitura explica alta nos valores

Os proprietários de imóveis em Caldas Novas começaram a receber os carnês para o pagamento do IPTU 2025. Para alguns imóveis, o valor do imposto teve reajuste surpreendente. Em nota, a Prefeitura explicou o motivo.
A Prefeitura informou que o reajuste do IPTU 2025 está fundamentado em dois fatores principais. A atualização das alíquotas, prevista nas Leis Complementares nº 226/2024 e 227/2024, aprovadas pela Câmara Municipal em dezembro de 2024. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), também foi utilizado como base legal para a correção monetária.
A Aministração também destacou que as medidas integram o processo de atualização da legislação tributária, com o objetivo de manter a saúde fiscal do município e garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais.
Por que o valor do IPTU pode ter variado mais do que o esperado?
Segundo a Prefeitura de Caldas Novas, o valor do IPTU é calculado automaticamente pelo sistema da Prefeitura, com base nas informações constantes no cadastro do imóvel. Em alguns casos, variações mais significativas podem ocorrer devido a divergências cadastrais, como área construída, uso do imóvel, ou zoneamento.
Diante disso, a administração orienta os contribuintes que identificarem diferenças expressivas em seus carnês a procurarem o setor de cadastro imobiliário (Centro Administrativo do Poupa Tempo) para verificação e, se necessário, atualização das informações.