Catalão

Prefeitura encerra Plantão de Férias nas creches com média de 300 crianças atendidas por dia

Professores descreveram o período do programa como uma troca intensa de amor e afeto com os pequenos

A Prefeitura de Catalão concluiu com sucesso, nesta quarta‑feira (30/7), o Plantão de Férias nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), serviço que ofereceu acolhimento e cuidados às crianças do berçário 1 ao maternal 2 durante todo o mês de julho, no período de recesso escolar.

Após 12 anos sem a oferta do serviço, a ação foi retomada neste ano em nove unidades da rede municipal — sete na cidade e duas nos distritos (Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde). Com média de 300 atendimentos diários, o plantão proporcionou apoio fundamental a famílias cujos pais continuaram trabalhando durante as férias.

Voltado à educação infantil em período integral (creche), o programa contou com unidades especialmente adaptadas ao período, oferecendo além dos cuidados básicos atividades recreativas e educativas. Desse modo, promoveu o desenvolvimento integral das crianças em um ambiente seguro, acolhedor e bem estruturado.

Na cerimônia de encerramento, o prefeito Velomar Rios reafirmou a relevância da iniciativa: “Fico feliz em ver essas crianças se divertindo. Mais feliz ainda pelos professores, que se dedicaram e ficaram satisfeitos com o trabalho nesse período.” Ele esteve presente no CMEI Maria Isabel de Mendonça Netto, no Bairro Santa Terezinha, para participar do evento de encerramento.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Catalão

Vários professores participaram pela primeira vez de uma experiência com crianças do berçário e maternal. Descreveram o período como uma troca intensa de amor e afeto com os pequenos. “Foi uma experiência ímpar na minha vida, pois eu nunca havia trabalhado com crianças dessa faixa etária. Gostei das crianças e estabelecemos uma relação próxima com os pais. Foi um grande crescimento pessoal”, confessou a professora Cláudia Borges.

O Plantão de Férias continuará nos próximos três anos. O projeto não só garantiu o cuidado às crianças durante o recesso, mas também fortaleceu os laços entre escola, família e comunidade.

Deixe uma resposta