Cidades

Nova diretoria da Federação Goiana de Municípios toma posse nesta terça (23)

Haroldo Naves assume 4º mandato

Com as presenças confirmadas do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, de prefeitos e líderes municipalistas, será empossada nesta terça-feira (23/5), às 14h50, no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a Diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM), gestão 2023/2025. Eleito no final de 2022, o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB) toma posse no seu quarto mandato como presidente da FGM. Ele liderou a chapa ‘Municipalismo Forte’, que prestigia todas as regiões do Estado, inclusive com a participação de mulheres, já que tem a presença de prefeitas na diretoria.              

A solenidade terá a presença de grande público, incluindo parlamentares federais e estaduais e gestores de todo o Estado. Nesse ato, será lançado o Projeto ‘Cidades Eficientes’ e a Frente Parlamentar Municipalista.

Histórico de lutas

A FGM, que completa 21 anos de fundação, possui um histórico de luta e de trabalho, com numerosos serviços prestados aos municípios goianos. É considerada uma vanguarda em defesa dos direitos e prerrogativas de gestores municipais.            

Haroldo Naves, que se elegeu pela quarta vez como presidente da FGM, está há mais de 10 anos como colaborador da entidade, sendo anteriormente diretor em outras áreas da Federação. Além desse cargo em Goiás, ele ocupa a vice-presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM), já por dois mandatos e é Prefeito de Campos Verdes no exercício do terceiro mandato.                

Serviços prestados

Na prestação de contas da Federação Goiana de Municípios há uma extensa lista de serviços prestados aos filiados: o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em setembro; a proibição de aumento de receitas sem a previsão de receitas; e a busca incessante para aumento das verbas para alimentação escolar e transporte estudantil, dentre outras.

Fazem parte da luta municipalista da FGM diversas e importantes conquistas, como o assento no Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e no Coíndice, órgão da Secretaria da Fazenda do Estado que regulamenta a distribuição do ICMS para todos os municípios de Goiás. Faz parte também desse trabalho a qualificação técnica de gestores municipais, promovendo e realizando numerosos cursos de capacitação, orientação e de lives e interatividade, para buscar a profissionalização dos entes municipais filiados à entidade.

O presidente Haroldo Naves diz que a FGM está sempre um passo à frente, num trabalho constante para o fortalecimento dos municípios, não só em Goiás, mas também em nível nacional.

‘Cidades Eficientes’ e FPM

Nesse evento de posse da FGM será implantada a Frente Parlamentar Municipalista, por sugestão do deputado estadual Lineu Olímpio, do MDB, que assumirá como primeiro presidente da FPM. Na ocasião haverá o lançamento de um programa inovador: o ‘Cidades Eficientes’, parceria conjunta da FGM, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e Governo de Goiás.

Esse projeto visa a realização de estudos técnicos e a facilitação de contratação das PPPs (Parcerias Público-Privadas), tendo como objetivo tornar os municípios mais eficientes, apoiando-os na estruturação de projetos voltados para a infraestrutura e a sustentabilidade das obras nos municípios.

Deixe uma resposta