Ministério Público

MP inaugura nova sede em Pires do Rio

Comarca também atende Urutaí

Avenida Maratá, Lt. 1, Qd.3, Jardim Monteiro de Godoy, Pires do Rio. Este é o endereço da casa do cidadão – a nova sede do Ministério Público de Goiás (MPGO) – na comarca, inaugurada na manhã desta terça-feira (4/6).

Ao recepcionar os convidados, o procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres falou que a data é de alegria, de celebração. “Com tantas pessoas aqui, eu percebo o quanto instituição é respeitada, querida e trabalha em harmonia com todos. O MP tem que ter realmente esse clima de unidade, que é resultado do trabalho desenvolvido por promotoras, promotores, servidoras e servidores aqui lotados e que tão bem representam a instituição”, destacou o procurador-geral.

Ele lembrou de quando, no cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, em 2019, juntamente com o então procurador-geral, Aylton Flávio Vechi, tratou da construção da sede própria de Pires do Rio. “Cumprimos essa difícil missão, que nunca tiramos do nosso compromisso e nossa determinação. Entre o discurso e a realidade tem no meio muito trabalho e comprometimento”, afirmou o chefe do MPGO.

A edificação possui 604,35 m² de área total construída em um terreno com 1.175,58 m². O prédio conta com estacionamento privativo para 12 vagas e público com 4 vagas, além da recepção, sala de reuniões, banheiros públicos, copa, salas técnicas, depósitos, ambientes de apoio administrativo e 3 módulos de promotoria divididos em secretaria, assessoria e gabinete com banheiro, além de um módulo para a Coordenação das Promotorias.

Por fim, Cyro Terra Peres definiu a relevância de uma sede própria: “Isso aqui não é simplesmente um prédio. Isso aqui representa a autonomia do Ministério. Porque toda pessoa que quer ser autônoma, a primeira coisa que ela quer é ter sua casa. Ninguém é autônomo sem ter sua casa. Então isso aqui é o símbolo da autonomia do Ministério Público.”

Promotores da comarca destacam empenho da administração para construção da nova sede

O anfitrião e coordenador das Promotorias de Justiça de Pires do Rio, Fabrício Roriz Hipólito, agradeceu o empenho da administração na realização da obra. “Dr. Cyro é a autoridade com mais responsabilidade pela inauguração desta sede, hoje, e quero fazer um agradecimento especial a ele”, afirmou.

Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pires do Rio e atualmente integrando a equipe do Gaeco, Marcelo Borges Amaral lembrou do pedido que ele e Fabrício fizeram, em 2019. “Estivemos na Procuradoria-Geral e, de imediato, nosso pleito foi acolhido”, rememorou, citando reunião com o então procurador-geral, Aylton Vechi, e Cyro Terra Peres, na época subprocurador Administrativo.

O coordenador das promotorias agradeceu a presença das autoridades, da população e dos integrantes do MPGO na solenidade: “Hoje é dia de agradecer, de gratidão, inclusive pela participação dos subprocuradores gerais para assuntos Administrativos, Institucionais e Jurídicos, respectivamente Heráclito D’Abadia Camargo, Marcelo André de Azevedo e Fabiana Lemes Zamalloa do Prado.” 

Ele rememorou os promotores que já atuaram na comarca, reconhecendo neles pontos em comum tais como a responsabilidade, afinco pelo trabalho e amor pela comunidade a que serviram, e destacou em especial, o apreço pela contribuição de sua equipe de servidoras e servidores. 

Fabrício Hipólito sublinhou ainda as parcerias com o Executivo, Legislativo e Judiciário, que contam com atitudes respeitosas e de diálogo, fala corroborada pela prefeita de Pires do Rio, Maria Aparecida Marasco Tomazini, e pelo prefeito de Urutaí, Ailton Martins de Oliveira.

Autoridades prestigiam evento

Compuseram a mesa diretiva da solenidade, além do procurador-geral, o coordenador das promotorias e os chefes do Executivo, o promotor de Justiça titular na comarca Marcelo Borges Amaral; o diretor do Foro, Hélio Antônio Crisóstomo de Castro; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Kelly Melo; presidentes da Câmaras de Pires do Rio e Urutaí, Rodrigo Francisco Mesquita e Jales Antônio Araújo Souza.

Integraram a mesa também o comandante regional da Polícia Militar, tenente-coronel Henrique; o comandante da Companhia Independente dos Bombeiros Militar, tenente Estrella; os delegados de Pires do Rio e Urutaí, Élton Diogo Fonseca e Diogo Andrade Ferreira; o diretor regional da Polícia Penal, José Cordeiro Rolim, e o procurador de contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios, Henrique Pandim.

Para abençoar e desejar boas energias à casa do cidadão, falaram aos presentes a celebrante espírita Leonice Andrade, o bispo evangélico Wanderlei e o frei Fernando. 

Entre os convidados estiveram presentes, além dos subprocuradores, o assessor jurídico-administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça, Marcelo Faria da Costa Lima, todos os 13 componentes da Câmara de Pires do Rio, representantes do secretariado de Pires do Rio e Urutaí, conselheiros e conselheiras tutelares, gestores de instituições superiores de ensino, entre outros.

(Texto: Cristiani Honório – Fotos: Fernando Leite / Assessoria de Comunicação Social)

Deixe uma resposta