MEC prorroga prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025
Novo prazo vai até 2 de maio; estudantes do Pé-de-Meia e da rede pública estão entre os que podem pedir gratuidade

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria nesta sexta-feira (25), mas foi estendido para garantir que mais estudantes tenham tempo de realizar o procedimento.
Entre os candidatos que podem pedir a gratuidade estão os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia, alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e participantes em situação de vulnerabilidade social, conforme os critérios estabelecidos pelo MEC. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com login através da plataforma Gov.br, o portal de serviços digitais do governo federal.
A prorrogação também vale para a entrega das justificativas de ausência no Enem 2024. Quem faltou aos dois dias do exame no ano passado e deseja fazer o Enem 2025 de forma gratuita, deve apresentar a justificativa dentro do novo prazo. Sem isso, a isenção poderá ser negada.
Calendário segue com outras datas mantidas
Mesmo com a mudança no prazo de solicitação, o cronograma referente aos recursos e resultados permanece inalterado. O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado em 12 de maio. Para quem tiver a solicitação negada, o período para recorrer será de 12 a 16 de maio, com resultado final em 22 de maio.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que a aprovação do pedido não garante inscrição automática no exame. Todos os candidatos — mesmo os isentos — precisarão realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do prazo que será divulgado futuramente em edital oficial.
Mais informações e orientações detalhadas estão disponíveis no site do Enem e nos canais oficiais do MEC e do Inep.