Inscritos no Bolsa Família terão acesso gratuito a medicamentos do Farmácia Popular
Com a mudança foram incluídos anticoncepcionais e medicamentos para osteoporose, pressão alta, rinite, doença de Parkinson e fraldas geriátricas para incontinência
O Programa Farmácia Popular foi retomado pelo Governo Federal, que expandiu os medicamentos oferecidos de forma gratuita à população. Segundo o governo, a partir de agora todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa, o que deve ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.
O lançamento do novo programa foi feito na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Recife, Pernambuco. Ainda segundo o governo, além de medicamentos que já eram oferecidos gratuitamente, como aqueles para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão, agora também foram incluídos anticoncepcionais e medicamentos para osteoporose, pressão alta, rinite, doença de Parkinson e fraldas geriátricas para incontinência.
As mulheres em situação de vulnerabilidade serão prioridade. Elas terão acesso gratuito a, por exemplo, cinco tipos de contraceptivos. Antes os produtos eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos, com até 50% de desconto, e que agora passam a integrar o rol de gratuidade. Com a iniciativa, mais de 5 milhões de mulheres devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.
Outra novidade é a de que o programa passa a atender a população indígena, visando facilitar o acesso de medicamentos básicos à população presente nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Atendidos em Goiás
Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) mostram que Goiás foi o estado do Centro-Oeste com o maior número de beneficiários do Bolsa Família em maio de 2023, chegando a 493 mil atendidos. O total de recursos transferidos pelo Governo Federal ao estado é de R$ 339 milhões. Já o número de goianos inscritos no Cadúnico chega a 1.377 milhão.