Goiás é um dos estados que estão sob alerta de chuvas fortes e tempestades neste fim de semana
Segundo Inmet, há possibilidades de chuva de até 100 milímetros por dia, granizo, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Frente fria deve quebrar massa de ar quente e seco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para diversos estados por causa dos temporais nos próximos dias. Segundo o instituto, há possibilidades de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, granizo, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.
O alerta tem início neste sábado (18) e é válido até domingo (19). Segundo o instituto, há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta se estende para outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), reforçou que as temperaturas começam a ficar mais amenas a partir deste final de semana.
“Temos uma frente fria que está se deslocando pela região Sudeste e a presença de nebulosidade sobre o estado, no final de semana, temos previsão de pancadas de chuva para todo o estado e aí o calor vai recuar. A tendência é que a partir do dia 19 (domingo), as condições climáticas retornem para algo aceitável”, disse.
Ainda segundo André, a nebulosidade que está avançando sobre o estado “está minando o calor e quebrando gradativamente a massa de ar quente e seco”.
“A partir do final de semana, as temperaturas vão voltar para o patamar natural de 30ºC e 31ºC que são as máximas esperadas para o mês de novembro. A umidade relativa do ar, também, vai melhorar muito e as mínimas vão subir para 45%”.