Em Morrinhos, Mendanha ouve produtores rurais e apresenta projeto de infraestrutura na área de energia
No encontro com cooperados da Complem, a principal demanda apresentada pelos produtores locais foi a mesma queixa ouvida em outros municípios goianos: a falta de qualidade na distribuição da energia elétrica
Durante reunião na manhã desta quinta-feira (26/5) com cooperados da Complem (Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos), o pré-candidato a governador Gustavo Mendanha (Patriota) discutiu projetos para melhorar a infraestrutura de Goiás visando fortalecer o cooperativismo e melhorar resultados para os pequenos produtores rurais. O encontro com o setor produtivo local aconteceu durante a 11ª edição da Agrotecnoleite, maior feira de agronegócio da região Sul de Goiás.
A principal demanda apresentada pelos produtores locais foi a mesma queixa ouvida em outros municípios goianos: a falta de qualidade na distribuição da energia elétrica.
“Temos uma atividade que depende da energia, principalmente elétrica. É papel do Estado trazer tranquilidade e investimento para que a energia chegue com qualidade às produções rurais”, apontou Sérgio Penido, presidente da Complem.
Após fazer uma visita ao complexo da cooperativa, Gustavo Mendanha se propôs a escutar o presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, Arthur Chiari, que também reclamou dos problemas ocasionados pela Enel, considerada a terceira pior concessionária de energia elétrica do país. Segundo ele, durante uma semana teve problemas de irrigação pela ineficiência energética.
Pré-candidato defende modelo israelense de uso da energia solar
Entusiasta do uso de tecnologia no serviço público, Gustavo aproveitou para mostrar, ao lado do ex-embaixador de Israel, Yossi Shelley, como a energia é explorada no país do Oriente Médio.
“Os cidadãos geram energia a partir da luz do sol e fazem a distribuição, inclusive, recebem por isso. Aqui no Brasil até temos algumas iniciativas semelhantes, mas a forma como eles fazem lá tem uma eficiência incrível, e o Estado pode avançar com esse debate”, explicou Mendanha.
Além desse projeto, o pré-candidato citou a necessidade de investir em linhas de transmissão e tecnologias para melhorar a qualidade da distribuição de energia.
A agenda foi finalizada em visita à secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Eneida Figueiredo, que apresentou algumas ações sociais realizadas pela pasta. Mendanha aproveitou para fazer uma videochamada com o prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme (PSDB). (Portal Notícias Goiás)