Coritiba vence o Amazonas fora de casa e se consagra o maior campeão da história da Série B
Equipe do técnico Mozart precisava de apenas um empate, mas tratou de conseguir uma vitória em Manaus com dois gols no 1º tempo

O Coritiba é tricampeão da Série B! Na tarde deste domingo (23 de novembro), jogando em Manaus, a equipe do Alto da Glória precisava de apenas um empate para garantir a taça, mas tratou de vencer o Amazonas por 2 a 1 para coroar com estilo a campanha vencedora na Segundona. Sebá Gómez e Iury Castilho colocaram o Coxa em vantagem no primeiro tempo, enquanto Luan Silva descontou para os mandantes na etapa final.
Com mais essa vitória, o Coritiba encerra sua participação na competição com 68 pontos em 38 jogos. Com isso, fica três pontos a frente do vice-líder, o Athletico Paranaense. O Amazonas, por sua vez, fez apenas 36 pontos e caiu para a Série C como 18º colocado da Segundona.
Com o título garantido, o Coxa se consagrou neste domingo como o maior campeão da história da Série B, com três taças. Anteriormente, o clube já havia ficado com a taça da Segundona em 2007 e 2010. Até então, havia apenas bicampeões da competição, casos de América-MG, Botafogo, Bragantino, Goiás, Palmeiras e Paysandu.
ESCALAÇÕES
O técnico Mozart teve os reforços do meia Josué e do volante Wallisson, que ficaram de fora da partida contra o Athletic por causa de uma suspensão e de uma cláusula contratual, respectivamente. Por outro lado, três reservas desfalcaram a equipe: o lateral-esquerdo João Almeida e os atacantes Gustavo Coutinho e Everaldo.
Do lado do Amazonas, Aderbal Lana não pôde contar com o meia Erick Varão (expulso na partida anterior), o atacante Robertinho (suspenso após tomar o 3º amarelo), o goleiro Renan (lesionado) e o zagueiro Léo Coelho (já liberado pelo clube).
PRIMEIRO TEMPO
A partida em Manaus começou com o Amazonas melhor no jogo, aproveitando-se das dificuldades que a equipe coxa-branca enfrentou por causa do forte calor da região Norte. Em duas ocasiões, aos 7 e aos 9 minutos, Pedro Morisco teve de salvar a equipe do Alto da Glória. Além disso, Larry Vásquez teve uma grande chance aos 28, após bela tabela com Barbio, mas finalizou mal.
No terço final da etapa inicial, entretanto, o Coxa começou a tomar as rédeas do jogo. Criou uma boa chance aos 31 minutos, em chute de Dellatorre que parouem boa defesa de João Lopes. Sete minutos depois, no entanto, Lucas Ronier fez uma grande jogada e deixou Sebá Gómez na cara do gol. O colombiano chutou de primeira e não desperdiçou: 1 a 0.
O que já era bom ficou ainda melhor cinco minutos depois. Dessa vez, Dellatorre quem fez a jogada e serviu para Iury Castilho chutar forte, de canhota, no canto mais próximo do goleiro. O árbitro chegou a assinalar um impedimento, mas na sequência confirmou o tento, após revisão do VAR (árbitro de vídeo).
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, três substituições no Amazonas, com Castrillón, Gabriel Domingos e Luan Silva substituindo Barbio, Tavares e Ramírez. E as mudanças surtiram efeito quase imediato, com Castrillón cruzando para Luan Silva marcar aos quatro minutos. Depois, ainda entrou Kiko no lugar de Joaquín Torres, aos 18 minutos, e aos 38 ainda foi vez de Dener substituir Diego Torres.
Do lado do Coritiba, Mozart apostou, primeiro, nas entradas de Machado e Vini Paulista nas vagas de Sebá Gómez e Iury Castilho, aos 9. Confirmando ainda a tendência de deixar a equipe mais defensiva, aos 20 minutos foi vez do técnico colocar Geovane e Felipe Guimarães em campo, nos lugares de Josué e Wallisson. Finalmente, aos 36, foi vez de Nicolas Careca suplantar Dellatorre.
Com as mudanças, o Coxa voltou a ter mais segurança defensiva e conseguiu segurar o placar. Para isso, no entanto, precisou uma vez mais de boas intervenções do goleiro Pedro Morisco, aos 25, aos 34 e aos 44 minutos.
FICHA TÉCNICA
Amazonas 1 x 2 Coritiba
- Amazonas: João Lopes; William Barbio (Castrillón), Alvariño, Rafael Vitor e Fabiano; Larry Vásquez, Rafael Tavares (Gabriel Domingos) e Diego Torres (Dener); Kevin Ramírez (Luan Silva), Henrique Almeira e Joaquín Torres (Kiko). Técnico: Aderbal Lana.
- Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Zeca; Wallisson (Felipe Guimarães) e Sebá Gomez (Machado); Lucas Ronier, Josué (Geovane) e Iury Castilho (Vini Paulista); Dellatorre (Nicolas Careca). Técnico: Mozart.
- Gols: Sebá Gómez (38-1º), Iury Castilho (43-1º), Luan Silva (4-2º)
- Cartões amarelos: Diego Torres, Henrique Almeida, Fabiano, Kiko, Luan Silva, Larry Vásquez (A); Lucas Ronier, Josué (C)
- Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
- Local: Estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM), domingo, às 16h30





