Como votaram os deputados goianos na PEC da Blindagem
Dos 17 parlamentares de Goiás, 14 aprovaram a proposta que condiciona investigações e prisões de deputados e senadores à autorização do Congresso

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), a PEC da Blindagem, que determina que parlamentares só podem ser processados ou presos mediante autorização do Congresso Nacional. O texto foi aprovado em dois turnos e agora segue para análise no Senado, onde poderá ser promulgado sem necessidade de sanção presidencial.
Em Goiás, dos 17 deputados federais, 14 votaram a favor da proposta, demonstrando ampla adesão à medida. Apenas três representantes goianos se posicionaram contra, indicando divergências quanto às possíveis consequências da PEC para investigações de crimes cometidos por parlamentares.
Deputados federais de Goiás que votaram a favor:
- Célio Silveira (MDB)
- Dr. Ismael Alexandre (PSD)
- Zacharias Calil (União)
- Gustavo Gayer (PL)
- Jeferson Rodrigues (Republicanos)
- José Nelto (União)
- Lêda Borges (PSDB)
- Magda Mofatto (PRD)
- Marussa Boldrin (MDB)
- Professor Alcides (PL)
- Samuel Santos (Podemos)
- Silvye Alves (União)
Deputados federais de Goiás que votaram contra:
- Delegada Adriana Accorsi (PT)
- Rubens Otoni (PT)
- Flávia Morais (PDT)
A PEC 3/2021, conhecida como PEC das Prerrogativas, estabelece que qualquer abertura de ação penal contra deputados e senadores depende de votação secreta e aprovação por maioria absoluta. Além disso, amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos com assento no Parlamento.