Caoa

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, morre aos 77 anos

Grupo tem duas fábricas próprias em Anápolis, onde são montados modelos da Hyunday e Chery

O fundador e presidente do conselho do grupo automobilístico Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade , 77 anos, morreu na manhã deste sábado (14). A causa da morte ainda não é conhecida. “Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, afirmou a diretoria do grupo em nota. Oliveira Andrade era médico.

Fábricas em Anápolis

O Grupo Caoa é o distribuidor das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. É dono de duas fábricas próprias, uma em Anápolis (GO), onde são montados modelos da Hyundai e da Chery, e outra em Jacareí (SP), advinda da compra de 50,7% da operação brasileira da fabricante chinesa Chery, o que formou a CAOA Chery.

Nota do Grupo Caoa

Em nota, o grupo afirma que a empresa continua a ser gerida pelos atuais executivos. O presidente do grupo é Mauro Correia.

“Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira”, diz o grupo.

O velório será neste sábado, no cemitério do Morumbi a partir das 14h30, seguido do sepultamento às 17h30.

Quem foi Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do Grupo Caoa

Oliveira Andrade começou a atuar no segmento automotivo em 1979. Ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), ele nem chegou a receber o veículo porque a concessionária faliu. Propôs então ficar com a revenda para compensar o pagamento feito pelo Landau. Assim surgiu a Caoa – formada pelas iniciais do nome do fundador.

Em menos de seis anos, a Caoa se tornou a maior revendedora Ford da América Latina.

Em 1992, o Brasil abriu as portas para a importação de veículos, até então não permitida. Neste mesmo ano, a Caoa passou a importar a marca francesa Renault no Brasil. Dentro de três anos, a Renault passou a liderar o segmento de importados, ocupando a quinta posição no mercado em geral.
Em 1998, a Caoa deu início à importação da marca japonesa Subaru. No ano seguinte, em 1999, foi a vez da sul-coreana Hyundai.

Em 2007, a Caoa criou a sua montadora. O empreendimento de R$ 1,2 bilhão foi erguido no distrito agroindustrial de Anápolis (GO). Hoje, saem da sua linha de produção os modelos Hyundai: ix35, New Tucson e as linhas de comerciais leves, HR e HD, além dos veículos da marca Caoa CHERY, Tiggo5x, Tiggo7 e Tiggo8.

No final de 2017, a Caoa e a chinesa Chery se uniram em acordo para lançar a Caoa Chery, nova montadora 100% nacional.

Deixe uma resposta