Caminhada Azul: Ipameri promove caminhada de conscientização sobre o autismo
Caminhada celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Nesta terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Ipameri realizou uma Caminhada em alusão a data. Objetivo do evento foi levar informação à população em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o transtorno.
Vestidos de azul, os participantes levaram bexigas e cartazes com mensagens sobre o autismo e caminharam da sede do Palácio Entre Rios ate a Praça da Liberdade, no centro de Ipameri. Crianças do Projeto AABB Comunidade também participaram.
Na oportunidade a primeira-dama e secretária de Promoção Social, Eliana Pacheco, destacou que são inúmeros os desafios enfrentados pelas famílias e salientou a importância no cuidado dos filhos. Eliana também frisou o apoio da Administração no apoio a causa. “A Promoção Social tem trabalhado em conjunto com as demais secretarias para fortalecer toda a rede de apoio, e atender da melhor forma possível a demanda do autismo no município. Ainda é necessário avançar, mas seguimos trabalhando nesse sentido”, enfatizou
Abril Azul
O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (2). A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.