Câmara de Catalão realiza 36ª Sessão com foco em novas demandas e votações de projetos
Sessão foi marcada por proposições de vereadores, inclusão de nove projetos na pauta e reforço do diálogo entre Legislativo e Executivo

A Câmara Municipal de Catalão realizou, nesta terça-feira (7), a 36ª Sessão Ordinária de 2025, reunindo vereadores para discutir e deliberar sobre demandas apresentadas pela comunidade e iniciativas de interesse público. A reunião foi aberta pelo presidente da Casa, Jair Humberto.
Durante o expediente, os parlamentares apresentaram 24 matérias, entre indicações, requerimentos e moções voltadas a diferentes áreas do município. As propostas contemplam melhorias em infraestrutura, saúde, educação, mobilidade e ações sociais.
Entre os principais destaques, Daniel Tufão protocolou uma Moção de Aplausos e três indicações relacionadas à sinalização viária e melhorias no bairro Maria Amélia II. Já Cláudio Lima sugeriu a aquisição de um veículo utilitário adaptado, enquanto Deusmar Barbosa defendeu a criação de uma praça na Vila União.
Outras proposições chamaram atenção pelo foco em demandas de bairros e comunidades: Gilberto Andrade pediu recapeamento asfáltico no bairro São Francisco e instalação de redutores de velocidade no Jardim Paraíso; Caçula propôs manutenção de praças e quadras esportivas nos setores Eldorado e Estrela; e Kelly Cristina sugeriu a criação de vagas exclusivas para ambulâncias e idosos nas unidades de saúde, além da implantação de cursos profissionalizantes em parceria com o poder público.
Também estiveram entre as matérias apresentadas pedidos de Rosângela, que propôs ações alusivas à campanha Outubro Rosa e construção de praça no Setor Aeroporto; Silvinha, que solicitou reformas no CAPS e na quadra Lindomar Motta, além da pavimentação da Rua Belém; e dos vereadores Leonardo Costelinha, Luiz Pamonheiro e Thomas Mesquita, que apresentaram requerimentos voltados à fiscalização de obras e melhorias em áreas rurais.
Projetos em pauta
Na Ordem do Dia, foram incluídos nove projetos para análise e votação. Entre eles, o Projeto de Lei nº 124/2025, de autoria do prefeito Velomar Rios, que institui a Conferência e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e o Projeto de Lei nº 125/2025, de autoria do vereador Rodrigão, que reconhece o Instituto dos Comerciários de Catalão (ICC 30 de Outubro) como entidade de utilidade pública.
Também foi apreciado o Projeto de Decreto Legislativo nº 46/2025, de Idelvan da Saúde, que concede o Título de Cidadão Catalano ao senhor Leandro Vieira de Bastos. Outras matérias do Executivo tratam da reestruturação administrativa do Fundo Municipal de Saúde, da prorrogação do Plano Municipal de Educação até 2026 e da autorização de repasses via Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).