Vacina

ButanVac: Dória anuncia vacina 100% nacional contra a Covid-19

Imunizante desenvolvido por cientistas do Instituto Butantan já teve os testes clínicos iniciados

O governo de São Paulo e o Instituto Butantan anunciaram, nesta sexta-feira (26/3), a ButanVac, uma vacina desenvolvida 100% por cientistas do instituto. “Vacina do Brasil é fruto do trabalho da luta e da perseverança”, disse o governador João Doria.

O imunizante foi desenvolvido pelo instituto, que lidera um consórcio internacional do qual ele é o principal produtor – 85% da capacidade total de fornecimento da vacina, se tudo ocorrer como previsto, sairá do órgão do governo paulista.

A ButanVac já passou pelos testes pré-clínicos, nos quais são avaliados em animais efeitos positivos e toxicidade. O imunizante também será testado nos dois outros países participantes do consórcio, Vietnã e Tailândia – neste último, a fase 1 já começou.

Em vídeo divulgado para a imprensa na noite de quinta-feira, 25, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao lado do diretor do Instituto, Dimas Covas, convocou uma coletiva para as 8 horas desta sexta para dar uma “notícia espetacular, que nos enche de esperança em relação à saúde, à ciência e à vida dos brasileiros”. Sem adiantar a novidade da criação do imunizante, Doria afirmou que a anúncio é fruto do trabalho dos cientistas do Butantan ao longo de vários meses.

Deixe uma resposta