Agro

Daniel Vilela entrega 500º título do Regulariza Campo e amplia regularização de propriedades rurais em Goiás

Nova etapa do programa beneficia 90 produtores em 10 municípios e inclui entrega de equipamentos para fortalecimento da agricultura familiar

O governador Daniel Vilela entregou nesta segunda-feira (22), em Goiânia, o 500º título de regularização fundiária do programa Regulariza Campo. A nova etapa da iniciativa contempla 90 propriedades rurais localizadas em dez municípios goianos, totalizando mais de 11,3 mil hectares regularizados.

Durante a solenidade, o Governo de Goiás também lançou a Guia de Trânsito Animal Digital (GTA Digital) e realizou a entrega de 417 kits de apicultura e 27 conjuntos de ordenha mecanizada para produtores rurais de diversas regiões do estado.

Ao destacar os avanços do programa, Daniel Vilela afirmou que a regularização fundiária garante segurança jurídica aos produtores e cria condições para novos investimentos no campo. Segundo ele, a documentação definitiva facilita o acesso ao crédito rural e fortalece o planejamento das propriedades.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Regulariza Campo tem como objetivo assegurar a posse legal das áreas rurais ocupadas por produtores que aguardavam há anos pela documentação definitiva.

Nesta etapa, foram beneficiados produtores dos municípios de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Bonópolis, Cavalcante, Colinas do Sul, Formoso, Niquelândia, Nova Roma, São João d’Aliança e Teresina de Goiás.

Além da regularização fundiária, o Governo de Goiás distribuiu equipamentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar. Os kits de ordenha mecanizada serão destinados a produtores de Faina, Iporá, Itaguaru, Itajá, Jandaia, Palestina de Goiás, Pontalina e Portelândia. Já os kits de apicultura atenderão produtores de 51 municípios goianos.

Governo lança Guia de Trânsito Animal Digital

Outro destaque da agenda foi o lançamento da Guia de Trânsito Animal Digital, ferramenta desenvolvida pela Agrodefesa para modernizar os serviços prestados ao setor agropecuário.

A nova modalidade permite que produtores e transportadores apresentem a documentação diretamente pelo celular durante fiscalizações, eliminando a necessidade de impressão do documento.

Segundo o Governo de Goiás, a tecnologia traz mais praticidade, agilidade e segurança ao transporte de animais, além de reforçar os mecanismos de controle sanitário e rastreabilidade da produção agropecuária.

A expectativa é que a ferramenta contribua para a redução da burocracia e facilite a rotina dos produtores rurais em todo o estado.

Deixe uma resposta