Câmara de Urutaí destitui presidente após votação unânime; Vereador é suspeito de estuprar uma estagiária
Afastamento do comando da Casa ocorre em meio a investigação interna; vereador permanece no mandato até conclusão do processo

O presidente da Câmara de Vereadores de Urutaí, Éder Pimenta (sem partido), foi destituído do cargo de presidente do Legislativo nesta quinta-feira, 15 de janeiro, após decisão unânime dos vereadores em votação secreta. Lindomar Veloso (Podemos) assume interinamente o comando da Casa.
O afastamento ocorreu por oito votos a zero e está relacionado a uma grave denúncia envolvendo uma estagiária da própria Câmara. Apesar da perda da função de presidente, Éder permanece no cargo de vereador, já que a decisão desta sessão tratou exclusivamente da destituição da presidência da Casa.
De acordo com informações do Legislativo municipal, foi instaurada uma comissão processante para apurar os fatos. O grupo será responsável por conduzir a investigação interna e deverá apresentar um relatório conclusivo nas próximas semanas.
Somente após a conclusão desse processo os vereadores irão deliberar sobre a possível cassação ou não do mandato do parlamentar. Até lá, ele segue exercendo normalmente suas funções legislativas, conforme prevê o regimento interno da Câmara.
Em nota, a Câmara Municipal de Urutaí informou que acompanha o caso com seriedade e reforçou o compromisso com a transparência, a ética e o respeito às instituições, destacando que todas as medidas legais e regimentais estão sendo adotadas.
O caso segue em apuração nas instâncias competentes.





