UFG

UFG retoma vestibular com 2.209 vagas em 2026; veja como participar

Universidade mantém ingresso via SiSU, e amplia oportunidades com vestibular próprio, inclusive com as cotas; inscrições vão até 5 de setembro

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abre nesta segunda-feira (4), as inscrições para o vestibular 2026 que vai oferecer 50% das vagas da universidade, transcorridos 11 anos desde o último vestibular, realizado em 2014. A instituição justifica que a novidade é para ampliar as possibilidades de ingresso na Instituição, mas reforça que também vai manter a seleção de novos estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

O processo seletivo será explicado nesta segunda, às 18h, durante a Live “Tira-Dúvidas Vestibular UFG 2026”, com transmissão pelo YouTube oficial da UFG e Instagram da UFG.

As inscrições vão até o dia 5 de setembro. Ao todo, serão ofertadas 2.209 vagas pelo Vestibular UFG. O edital e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Instituto Verbena UFG.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, ao oferecer mais essa forma de ingresso na instituição, a UFG reforça o seu compromisso em preencher 100% das vagas nos cursos de graduação.

Ele enfatiza que a diversificação dos processos seletivos traz benefícios para os candidatos e considera que, se porventura, o candidato não fez a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), encontra oportunidade mesmo assim participando do vestibular.

Além disso, ainda há uma terceira chance para quem quer tentar uma vaga na UFG. “Com o cadastro de reserva, podemos considerar uma terceira possibilidade de ingressar na UFG, já que, caso não haja preenchimento pelo SiSU e vestibular, essas vagas poderão ser ocupadas pelo cadastro de reserva. Essa diversificação democratiza ainda mais a possibilidade de acesso a nossa Instituição “, pontuou.

Cotas

O vestibular da UFG seguirá a matriz do Enem. “A ele será aplicado integralmente a lei de cotas, portanto o candidato que está se preparando para o SISU, está se preparando para o vestibular da UFG”, reforçou Trindade.

A diretora-executiva do Instituto Verbena, Claci Rosso, ressalta a necessidade de os estudantes estarem atentos ao edital do vestibular que foi publicado no último mês detalhando as vagas e locais (a maioria em Goiânia, mas também cursos em Aparecida de Goiânia e na cidade de Goiás).

Ela alerta que é essencial ao candidato acompanhar atentamente todas as etapas: desde o período de inscrição até a publicação dos locais de prova, em outubro. “Ler o edital com atenção e conferir a documentação exigida é necessário para evitar erros e equívocos, se preparar para a prova objetiva e a redação faz toda a diferença para o bom resultado. A informação correta é uma aliada importante nesse momento”, reforça.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, enfatiza que ao abrir o vestibular a UFG se esforça para ampliar as possibilidades de ingresso “porque queremos preencher 100% das vagas dos nossos cursos de graduação”.

Deixe uma resposta