Covid-19: Em novo Decreto, Prefeitura de Catalão amplia medidas restritivas
Decreto foi publicado na manhã desta segunda-feira (25)

Redação
A Prefeitura de Catalão publicou na manhã desta segunda-feira (25), o Decreto de nº 0184/2021, que dispõe sobre a situação de Emergência em Saúde pública do município de Catalão, em virtude da Covid-19. O Decreto foi assinado pelo vice-prefeito em exercício, João Sebba (PP), após coletiva de imprensa na sede do executivo municipal. O Decreto já está em vigor.
De acordo com a nova Norma, que terá validade inicial de 15 dias, fica autorizado o funcionamento de todas atividades econômicas organizadas para a produção ou circulação de bens ou de prestação de serviços, por 15 (quinze) dias, de segunda a sexta-feira, no horário entre 06h e 18h, e, sábados, domingos e feriados no horário entre 06h e 14h.
Supermercados e congêneres ficam autorizados o funcionamento de segunda-feira à domingo entre 06h e 18h, ficando expressamente vedado o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que necessário acompanhamento especial.
Suspensão
Conforme o Decreto, ficam suspensos a realização de eventos presenciais de quaisquer natureza, inclusive reuniões, apresentação artística, show, incluindo eventos realizados em espaço comuns de condomínios verticais e horizontais destinados exclusivamente ao lazer, tais como: churrasqueiras, piscinas, salões de jogos e festas, espaços de uso infantil, salas de cinemas e/ou demais equipamentos sociais que ensejem aglomerações e que sejam propícios à disseminação da Covid-19;
Também estão suspensas as visitações a presídios e a centros de detenção para menores, ressalvadas as condições previstas neste artigo, bem como visitação a pacientes internados com diagnóstico de coronavírus, ressalvados os casos de necessidade de acompanhamento a crianças.
As aulas presenciais em instituições de ensino público e privadas, inclusive Universidades, bem como os cursos técnicos e de extensão também estão suspensas. Os serviços de transporte coletivo municipal – feitos por ônibus – estão suspensos aos sábados, a partir das 15h, e aos domingos e feriados.
Segundo a Prefeitura, o objetivo das novas medidas restritivas às atividades é conter, e desacelerar, a disseminação e o contágio pela doença. As novas medidas foram adotadas em razão do aumento no número de casos da Covid-19 e a situação dos leitos clínicos e de UTI em Catalão.
Fiscalização
Durante coletiva, o vice-prefeito João Sebba ainda alertou que a fiscalização será intensificada de fôrma sumária e os estabelecimentos que não se adequarem serão aplicadas medidas mais restritivas, como o fechamento temporário e/ou suspensão definitiva das atividades. As Secretarias de Meio Ambiente, Regulação e Vigilância Sanitária, estará, em conjunto com a Polícia Militar realizando as ações.