Três pesquisas, três resultados diferentes na disputa pela prefeitura de Ipameri; divergências colocam em cheque a credibilidade das estatísticas
Pesquisas eleitorais indiscriminadas podem resultar em desinformação do eleitor. Diante do cenário o eleitor deve se perguntar: será que os números servem para informar ou manipular?

Redação
Em Ipameri, basta se iniciar o processo eleitoral que aparece institutos de todos os lados para realizar o levantamento estatístico de intenções de voto na cidade. Números que não condizem com o boca a boca e as discussões políticas e coloca em cheque a credibilidade dos levantamentos.
Há poucos dias da eleição o eleitorado ipamerino foi atacado com uma enxurrada de pesquisas. Em menos de 10 dias foram divulgadas 3 pesquisas de Institutos diferentes, cada um com um candidato à frente nas intenções de voto e na rejeição do cidadão.
O que deve ser observado é: os institutos possuem histórico acertivo diante a consolidação das urnas em eleições anteriores ou fazem o levantamento de dados de acordo com quem contrata e divulga?
Pesquisas
No último dia (1°), a Contatos Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas divulgou um levantamento de dados no Jornal Diário da Manhã, pesquisa registrada onde a Mdbista Ludmila Cozac estaria à frente das intenções de voto. Nesta o candidato Bartolomeu Honório era o mais rejeitado no levantamento.
Já no dia 06, em pesquisa realizada pelo Instituto EPB, o cenário mostra que o candidato do Podemos Jânio Pacheco está a frente nas intenções de voto, seguido por Ludmila. Bartô também figura como o candidato mais rejeitado pela população nesta coleta.
Já neste sábado (10), também o Jornal em recuperação judicial, Diário da Manhã, divulgou a pequisa Directa, colocando o empresário Bartô (DEM) à frente das intenções. Nesta publicação com diversos erros de divulgação, o candidato pelo Patriota foi o mais rejeitado. Wellington Peixoto aparece em primeiro na rejeição e Bartô é apenas o terceiro mais rejeitado.
Essa enxurrada de pesquisas, seus formatos e a gana pela divulgação em redes sociais e pelas ruas da cidade denotam o interesse de cada candidato, ao mesmo tempo, como tudo que envolve política, essas pesquisas geram desconfiança.