Presidência

União Brasil prepara grande festa para lançar Caiado

O diretório nacional do União Brasil prepara um grande evento para lançar a pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado à presidência da República. O evento, que acontecerá em Salvador (BA), estava previsto para 28 de março. Mas foi transferido para 4 de abril com o objetivo de viabilizar a presença de maior número de lideranças políticas.

O União Brasil está convidando seus governadores e prefeitos de capitais. Contudo, segundo a revista Veja, a ideia do partido é também chamar diversas celebridades e influenciadores, tidos como potenciais puxadores de voto. O objetivo é manter a sigla sob os holofotes, inclusive para ajudar na divulgação da pré-candidatura de Caiado como representante da direita.

Mas nem todas as lideranças do União Brasil devem participar. Os ministros das Comunicações, Integração Nacional e Turismo no governo Lula (PT) já avisaram que não vão. O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também não confirmou presença.

A data de 4 de abril é sintomática: após o lançamento, Ronaldo Caiado terá exatamente 12 meses para viabilizar a sua pré-candidatura presidencial, uma vez que terá de desincompatibilizar do governo de Goiás até 5 de abril de 2026.

Segundo a Veja, caso outros nomes da direita se mostrem mais competitivos até o primeiro trimestre de 2026, dirigentes do União Brasil dizem sob reserva que podem abrir mão da cabeça de chapa em favor de um concorrente capaz de confrontar o presidente Lula.

Bolsonaro

Outro fator a ser considerado é Jair Bolsonaro (PL), que ainda mantém esperança de conseguir ser candidato em 2026, embora esteja inelegível pelo TSE até 2030. O ex-presidente articula emplacar, no Congresso Nacional, uma anistia geral para a tentativa de golpe de 8 de janeiro, o que pode também beneficiá-lo.

A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil/PR) defendeu, em entrevista à Gazeta do Povo, a aprovação do projeto de lei da anistia aos presos do 8 de janeiro. Para 2026, ela espera que a direita esteja unida em torno de um nome para fazer frente à candidatura do presidente Lula.

“Precisamos trabalhar para evitar a reeleição do presidente Lula ou de qualquer nome do PT. O partido não conseguiu construir um sucessor forte para 2026. [O governador de Goiás] Ronaldo Caiado já se colocou como pré-candidato e, se for o nome do União Brasil, o partido o apoiará. A grande incógnita é a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Se ele puder concorrer, será um candidato muito forte. Se não, ele certamente apoiará um nome, o que influenciará bastante o cenário eleitoral”, disse a deputada.

Gusttavo Lima

O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e o vice Antonio Carlos Magalhães Neto, estão incumbidos de promover o nome de Ronaldo Caiado no Brasil. Uma das celebridades aguardadas pelo União Brasil para o evento em Salvador é o do cantor sertanejo Gusttavo Lima, que também tem se apresentado como pré-candidato a presidente para 2026.

Apesar de amplamente conhecido no país e de reunir milhões de seguidores nas redes sociais, o sertanejo ainda é pouco competitivo, segundo pesquisas eleitorais. Mas, terá o seu nome testado em diferentes cenários, inclusive como potencial candidato ao Senado por Goiás.

Na semana passada, Gusttavo Lima teve um encontro em Miami (EUA) com o empresário e influenciador goiano Pablo Marçal. “Existe um amor pelo povo e pelo chamado do brasileiro. A cada conversa com o Gusttavo (Lima), a minha certeza aumenta. Os bons se levantarão. Aqueles que não precisam de dinheiro público, mas desejam, de toda alma, transformar o Brasil”, postou Marçal.

O influenciador goiano já teve seu nome lançado pelo PRTB para disputar a Presidência da República. Gusttavo Lima não comentou sobre o encontro com Pablo Marçal.

Deixe uma resposta