EleiçõesIpameri

Ueisler Pacheco se consolida com um nome forte e de renovação na política ipamerina

“Acreditar no amanhã e não medir esforços para torná-lo melhor” é o lema do jovem candidato

Redação

Ueisler Viana Pacheco é um ipamerino, que desde criança, sonha com a valorização do seu povo e de sua terra. Filho do conhecido produtor rural Wilson Vaz Pacheco e da filha de ferroviário Gilvana Viana Vaz Pacheco, Ueisler é figura popular em Ipameri e de família tradicional. “Acreditar no amanhã e não medir esforços para torná-lo melhor” é o lema do jovem candidato, que colocou seu nome para o Legislativo de Ipameri, pelo PSDB.

Fundadores do Km 127, atual Vila Pacheco, ele ajudava os familiares desde criança. Trabalhou com o pai e aprendeu os ofícios de leiteiro e produtor rural, e muito cedo, os valores de trabalho. Não demorou muito, para aos poucos, Ueisler se firmar como uma das lideranças jovens do município. Muito cedo, colecionava êxito em tudo que colaborava, da escola ao jeito que lidava com o próximo, e sempre carregou um sorriso estampado no rosto.

Firme no seu compromisso com o futuro da cidade e de seus conterrâneos, o Pacheco, como é apelidado por todos, desenhou a sua história com compromisso e muita dedicação. É amante das artes e do teatro, por natureza, e nunca negou seu bom gosto em encantar ao próximo com verdade e humildade.

O universo político, porém, também não é novidade para o jovem, que coloca seu nome como promissor e jovem candidato. Ele iniciou no meio político em 2014, a convite da atual prefeita Daniela Vaz Carneiro, que notando o potencial de Ueisler, o levou para alavancar os projetos artísticos e culturais na cidade, alcançando em todos, muito sucesso. Em 2009, recebeu o prêmio de “Jovem Influente de Ipameri”, aderindo aos Conselhos Municipais e Organizações Não-Governamentais da região, onde alimentou sua força pelo crescimento e luta de Ipameri.

Pacheco também foi um dos responsáveis pela organização do primeiro carnaval da atual gestão pública, colocando Ipameri, no calendário dos melhores carnavais do Sudeste de Goiás. Também promoveu, por meio da Secretaria de Educação, o retorno da Colônia de Férias na 23ª CIA de ENG. E CMBT, trabalhando como orientador social e de serviços, em todos os centros comunitários da cidade.

Ele ainda coordenou o programa federal ProJovem Adolescente, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Ipameri, reinserindo adolescentes com vulnerabilidade na sociedade, ganhando admiração e respeito dos jovens. 

Em 2015, tornou-se facilitador de oficinas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), chegando a atender cerca de 600 crianças dos 5 aos 14 anos, nos três anos de trabalhos e oficinas. Também foi coordenador substituto da Terceira Idade, de Ipameri, por um ano e meio, tendo trabalhado com 100 idosos inscritos no Grupo “Convivendo em Harmonia”, comandando as tardes de reunião e diversão, e por tocar o coração desses idosos, hoje é lembrado com um sorriso por cada um deles.

No ano seguinte, Pacheco criou e coordenou um dos projetos campeões da atual administração, aprovado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: o famoso Aero Jazz no Lago, uma aposta certeira, temperada com muita animação e ritmo às margens do lago Rubens Edreira Cosac. Eram mais de 100 participantes, que durante um ano em meio, três vezes por semana, tiveram impactos reais na saúde e bem-estar. Outro projeto de destaque, também muito bem recebido pela Prefeitura e pela população, visava a valorização de artistas locais, evidenciando, incentivando e gerando renda aos djs e dançarinos ipamerinos, na animação do Carnaval 2020. 

Ele também foi um dos membros decisivos da Associação Filantrópica de Ipameri (AFI), desenvolvendo trabalhos à frente da diretoria de eventos, que resultaram, entre outras conquistas, no serviço social, na atual feira da Agricultura Familiar de Ipameri. A ação proporcionou um espaço digno às famílias oriundas da agricultura e do campo – heranças da região -, onde podem expor seus produtos 100% orgânicos, colaborando para a promoção da saúde e da economia local.

Sua trajetória e seus feitos não param. Após 20 anos da criação do primeiro grupo, em 2018, Pacheco fundou a segunda companhia de teatro independente da cidade, intitulado Grupo de Teatro “Entre Risos e Soturnos”, atuando em eventos beneficentes com seus 15 integrantes. Vale ressaltar, que em apenas duas apresentações, o grupo arrecadou mais de duas toneladas de alimentos para distribuição entre a população carente. Aliás, além de mais de 100 cestas básicas, eles já distribuíram quase mil brinquedos para as crianças da região. Tudo isso, além de despertar o interesse dos jovens no universo artístico, com cerca de cinco mil ipamerinos já tendo assistido e se encantado pelas apresentações do grupo.

Atualmente, além do Conselho Municipal de Turismo, Ueisler Pacheco se dedica também à coordenação de projetos de combate às drogas, a convite da Associação dos Vereadores do estado de Goiás, e ainda sobra tempo, para atuar como protetor dos animais abandonados, sendo um dos membros da M.A.A.I. Com um currículo tão extenso e diverso, a versatilidade desse jovem de 33 anos, ainda conta com formação militar, bem como de técnico em Zootecnia e curso superior em Tecnologia em Irrigação e Drenagem.

Conhecido por suas opiniões e personalidade, ele se tornou um influenciador local, e vem se engajando cada vez mais na luta pela preservação da cultura e do patrimônio ipamerino, bem como na causa animal, social e em prol dos direitos humanos. Com tudo isso, Pacheco promete trazer transparência no combate à corrupção, olhando nos olhos da população e trabalhando pela construção de uma nova política, sem perder a humanidade e a sua sensibilidade de artista e amigo de todas as horas.

Deixe uma resposta