TSE suspende eleição suplementar devido ao Coronavírus
Eleição suplementar ao Senado estava prevista para ser realizada no dia 26 de abril. A eleição no Mato Grosso visava a ocupação do cargo deixado pela Juíza Selma (PSL), cassada em dezembro de 2019 por abuso de poder econômico.
Redação
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, determinou nesta terça-feira (17) a suspensão da eleição suplementar ao Senado, no Mato Grosso, prevista para ser realizada em 26 de abril. A decisão é em decorrência da pandemia do coronovírus que atingiu todo o país.
De acordo com a decisão, o presidente do Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE/MT), Gilberto Giraldelli, manifestou a Corte Suprema para reanálise do pedido de suspensão do pleito eleitoral, realizado pelo governador Mauro Mendes (DEM), em virtude da capacidade do coronavírus infectar grande parte da população de forma simultânea, mesmo em locais que não tenham sido identificados como de transmissão interna (caso de Mato Grosso), e recente classificação da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em sua decisão, a ministra Rosa Weber cita que em 12 de março editou Resolução estabelecendo medidas de prevenção no âmbito dos órgãos eleitorais, considerando a classificação de pandemia.
Ao determinar a suspensão do pleito, Weber afirmou que uma nova data para eleição será agendada o mais rápido possível, como também não descartou a possibilidade que pleito ocorra simultaneamente com às eleições municipais previstos para o dia 04 de outubro.
“Assim, determino a suspensão da realização da eleição para o cargo de Senador e respectivos suplentes no Estado de Mato Grosso, até nova deliberação sobre a matéria, quando será designada nova data, com a maior brevidade possível atendidas as necessidades inerentes à preparação daquele eleição, sem descartar a possibilidade de ser realizada simultaneamente às eleições municipais”, diz trecho da decisão.
Informações: Valor Econômico