Tecnologia

Sites fora do ar: falha na Cloudflare afeta x, ChatGPT, Amazon e grandes plataformas

Falha esteve ligada à serviço de tecnologia que ajuda sites a protegerem e gerenciarem seu tráfego na internet

Usuários relatam problemas para acessar sites como a rede X, o ChatGPT e a Amazon em vários países ao longo da manhã desta terça-feira. Outras plataformas também estariam com instabilidade, segundo relatos. A falha poderia estar ligada à Cloudflare, serviço de tecnologia que ajuda sites a protegerem e gerenciarem seu tráfego na internet.

O portal Downdetector, que reúne reclamações de usuários, registrou 5.141 ocorrências relacionadas ao Cloudflare por volta das 9h08 desta terça. O X chegou a 1.213 reclamações por volta das 8h42. Plataformas de bancos, como Bradesco e Banco do Brasil também aparecem com ocorrências. Também há relatos de problemas em aplicativos como o Canva e jogos como o League of Legends. O próprio site do Downdetector apresenta instabilidade.

Segundo a Bloomberg, a Cloudflare informou em seu site que está investigando o problema. A mesma página mostrava que a Cloudflare vinha enfrentando problemas em um portal de suporte ao cliente e que havia programado algumas manutenções em certas áreas mais cedo naquele dia. Em determinado momento, o próprio site de status de interrupções da Cloudflare não estava carregando.

O software da Cloudflare é usado por centenas de milhares de empresas ao redor do mundo, atuando como uma espécie de “buffer” — uma barreira que protege sites contra excesso de acessos — entre seus sites e os usuários finais e ajudando a proteger esses sites de ataques que possam sobrecarregá-los com tráfego.

Na rede Threads, que tem estrutura similar à da X, uma série de publicações fala sobre a “queda” de várias plataformas.

“Está caído X? Es Twitter?”, questionou um usuário. “O Twitter caiu por aí tbm? Parece que alguém tropeçou nos cabos do servidor”, publicou outro. “Twitter est down ? Pitié je vais devoir prendre une douche et sortir de chez moi du coup?”, escreveu uma usuária.

“É galerinha, foi tudo de base”, escreveu um usuário brasileiro no Threads.

O que é a Cloudflare?

Com um serviço utilizado por 24 milhões de sites no mundo, a Cloudflare opera na proteção de servidores de grandes empresas contra ataques cibernéticos. Para isso, a companhia americana cria uma espécie de “escudo” no tráfego para endereços online.

O sistema da Cloudflare já saiu do ar várias vezes antes. Em julho de 2019, um bug no software da Cloudflare fez com que uma parte de sua rede consumisse recursos computacionais do restante da empresa, levando milhares de sites ao redor do mundo que dependem da Cloudflare a ficarem offline por até 30 minutos. Durante aquela queda, serviços como a plataforma de blogs Medium, o aplicativo de bate-papo de videogames Discord, a Shopify, serviço de música SoundCloud, a plataforma de negociação de Bitcoin Coinbase e o site de armazenamento online Dropbox foram afetados.

Em junho de 2022, a Cloudflare sofreu uma interrupção que afetou o tráfego em 19 de seus data centers que lidavam com uma parte significativa de seu tráfego global, também essencialmente tirando do ar vários grandes sites e serviços. O incidente durou cerca de uma hora e meia.

O site da Moody’s também foi afetado na quarta-feira, exibindo um “erro de servidor” no topo da página. As ações da Cloudflare caíram 3,6% nas negociações pré-mercado na quarta-feira.

Deixe uma resposta