CatalãoFake News

Serpes desmente “fake news” sobre pesquisa que coloca Rodrigão e Gustavo Sebba na dianteira em Catalão

O Serpes emitiu nota desmentindo os dados e o uso do nome do Instituto sobre a suposta realização de pesquisa de intensões de voto no município

O Serpes – Pesquisas de Opinião e Mercado LTDA, divulgou nota nesta terça-feira (09/08), desmentindo os dados e o uso do nome do Instituto sobre a suposta realização de pesquisa de intensões de voto a deputado estadual e deputado federal em Catalão. A fake news ainda cita como contratante do levantamento a Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), que não realizou contratações específicas para os cargos proporcionais na região.

O Instituto Serpes ainda destaca que as intenções de voto para governador, senador e presidente não condizem com o número de registro citado na pesquisa original, nos protocolos n° TRE: GO-08447/2022 e TSE: BR-01840/2022.

Além do Serpes e da Acieg, a prática criminosa também envolveu os nomes do jornal O Popular e até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Superior Tribinal Eleitoral (TSE). Militantes dos candidatos chegaram a espalhar nas redes sociais a cópia falsa do registro de pesquisa, com número de registro, data da coleta de dados (21 a 24 de julho), tamanho da amostra (801 eleitores) e região pesquisada.

Veja a pesquisa falsa divulgada no município:

Foto: Pesquisa falsa divulgada em Catalão.

Confira a nota na íntegra:

“O Instituto Serpes, vem, esclarecer, que estão divulgando uma pesquisa em Catalão, em nome do Serpes, sob registros TSE: BR-01840/2022 e TRE: GO-08447/2022, porém nesse registro não houve intenção de voto para deputado estadual nem para federal, e os resultados para governador, senador e presidente não condizem com os resultados da pesquisa em questão.

Goiânia, 09 de agosto de 2022

Direção do Serpes

Deixe uma resposta