GoiásPesquisaPolítica

Serpes/Acieg: Lula tem 40% e Bolsonaro 27%; para o governo Caiado registra 37% e lidera disputa em Goiás

Levantamento, dos dias 21 a 24 de janeiro, com 801 eleitores e margem de erro de 3,5 pontos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa para a Presidência da República em Goiás, com 40% das intenções de voto, na pesquisa Serpes contratada pela Acieg e realizada dos dias 21 a 24 de janeiro. O petista tem 12,2 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 27,8%. 

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) tem 8,1%, enquanto o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece com 2,5%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), tem 1%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), apenas 0,9%. O cientista político Luiz Felipe D´Ávila (Novo) aparece com 0,5% e, em último lugar, a senadora Simone Tebet (MDB), com 0,1%. Na pesquisa, 11,5% dos eleitores se declararam indecisos e 7,6% anulariam o voto.

Governo de Goiás

Na disputa ao governo do estado, o governador Ronaldo Caiado (DEM) lidera a disputa com 37,1% das intenções de voto. Já o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), aparecem em empate técnico em segundo lugar, com 14,1% e 13%, respectivamente.

A pesquisa estimulada – em que os pré-candidatos são apresentados aos entrevistados – indicou seis opções. O deputado federal Vitor Hugo (PSL) tem 2,6%; o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (Patriota), 1,4%; e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Wolmir Amado (PT), 0,4%. 

Dos 801 eleitores consultados, 21,5% disseram que ainda não decidiram o voto e 10% afirmaram anular diante das opções apresentadas. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Trata-se da primeira pesquisa registrada este ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde o dia 1º de janeiro, é obrigatório o registro para divulgação, conforme a legislação eleitoral.

A campanha começará no dia 16 de agosto e as eleições do primeiro turno serão em 2 de outubro. Os partidos vão definir oficialmente seus candidatos em convenções a serem realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, segundo o calendário eleitoral. (Informações: O Popular)

Deixe uma resposta