Saúde distribui 1,12 milhão de vacinas da Pfizer
Ação começa a ser realizada a partir de hoje (10). As doses serão destinadas para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente
Imunizantes são destinados para aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Foto: Arquivo/Agência BrasilA partir desta segunda-feira, 10/05, o Ministério da Saúde inicia a distribuição de mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Os imunizantes são destinados para a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.
Todos os estados e o Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária. Na semana passada, o governo distribuiu o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 1 milhão de doses.
Segundo o Ministério da Saúde, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi realizada levando em conta as condições de armazenamento do imunizante. Por exemplo, no Centro de Distribuição do ministério, em Guarulhos, as doses ficam armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C.
Ao serem repassadas para os estados, os imunizantes estarão expostos à temperatura de -20ºC. Já nas salas de vacinação, a refrigeração é de +2 a +8°C e, por isso, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.
De acordo com o ministério, “em função disso o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra”, orienta.
No dia 18 de janeiro deste ano começou a vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. Até agora, incluindo esse novo lote, foram destinadas aproximadamente 75,4 milhões de doses de imunizantes a todas as unidades da Federação.
Butantan entrega 2 milhões de doses da CoronaVac
Também nesta segunda-feira, 10/05, o Butantan entrega mais de 2 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. Vacina contra Covid-19 é produzida pelo Instituto em parceria com o laboratório Sinovac.
Dessa forma, o total de vacinas oferecidas por São Paulo ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) chega a 45 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Na próxima quarta-feira, 12/05, serão enviadas mais de 1 milhão de doses.
As novas entregas vão permitir ao Instituto concluir o primeiro contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 46 milhões de doses. A CoronaVac representa mais de 75% das vacinas aplicadas no país.