Resultado das eleições municipais reforça base caiadista
DEM conseguiu eleger 63 prefeitos em Goiás. Além disso, governador costurou boas chapas e elegeu nomes de partidos da base para cidades de destaque econômico e político no Estado
Redação
Talvez o maior vencedor das eleições municipais seja o governador Ronaldo Caiado (DEM). O democrata teve participação efetiva e habilidosa em municípios de todas regiões goianas. E o resultado é que saiu fortalecido ao eleger seus candidatos em cidades estratégicas.
Com o fechamento da totalidade das urnas ficou evidente que os Democratas saíram fortalecidos do pleito. A sigla do governador foi que mais elegeu prefeitos no Estado. Ao todo são 62 prefeitos eleitos – em 2016 tinham sido 53. Quando se fala em vereadores, o partido também apresenta resultado significativo, foram 372 parlamentares eleitos, contra 119 nas eleições de 2016. O aumento na representatividade do DEM tem forte impacto no fortalecimento de Ronaldo Caiado, mas o governador também atuou forte nas costuras politicas e nas campanhas eleitorais para eleger nomes de partidos com compõe sua base.
O maior exemplo mora no entorno de Brasília. A região engloba 29 municípios goianos somando mais de um milhão de eleitores. O governador Ronaldo Caiado buscou fortalecer seus aliados nas principais cidades para ampliar o arco de sua base política, assim como minar o que restava de forças do grupo do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) – o plano deu certo.
A eleição de três prefeitos democratas em cidades estratégicas do entorno garante a Caiado uma representatividade significativa na região – em 2022 esse resultado dará palanque e força nas urnas para reeleição do governador. Em Luziânia o deputado federal Diego Sorgatto (DEM) se elegeu prefeito contando com forte apoio governista. O mesmo ocorreu em na eleição de Joseleide Lázaro (DEM) para prefeito de Padre Bernardo e Aleandro Caldato (DEM) em Santo Antônio do Descoberto.
A vitória de Pábio Mossoró (MDB), em Valparaíso foi uma das mais emblemáticas do Entorno. Isso porque o emedebista, apoiado pelo governador, enfrentou e derrotou a tucana Lêda Borges – ela representava uma tentativa do grupo de Marconi Perillo de formar uma base para próximas eleições.
Em Águas Lindas o candidato Giovanne Machado foi eleito com apoio do atual prefeito Hildo Candango, que tem proximidade com Ronaldo Caiado – esse alinhamento ficou ainda mais evidente com as parcerias voltadas para enfrentamento a Covid-19.
A campanha que elegeu Fábio Corrêa (PP) na Cidade Ocidental também contou com a representatividade do governador. O mesmo se repetiu em Formosa, onde foi reeleito Gustavo Marques (Podemos), que assumiu a Prefeitura no lugar de Ernesto Roller, que atualmente compõe a equipe de secretariado de Caiado.
Muito simbólica também foi a reeleição de Paulo do Vale a Prefeitura de Rio Verde. O prefeito da cidade de maior destaque do sudoeste goiano migrou para o DEM no começo deste ano a convite de Ronaldo Caiado. Um nome que agrega muito para base caiadista em uma região importante estrategicamente para economia do Estado. .
O governador também trabalhou forte para eleição de Dione da Famóveis de Araújo (DEM) em Itumbiara. A vitória do democrata representa a presença da base de Caiado na cidade mais importante da região Sul.
O resultado se repetiu em Catalão, cidade polo do Sudeste goiano. No Município o vencedor das urnas foi Adib Elias (Podemos), que conta com apoio fiel do democrata.
Em Goianésia, após uma disputa acirrada, o Leozão do Renatão, do DEM, foi o vencedor. A eleição do democrata na cidade teve um tempero a mais: ele enfrentou uma aliança entre MDB e PSDB. A vitória de Renatão garantiu para base governista a cidade mais importante do Vale do São Patrício. Outra conquista para os democratas na região é a eleição de Paulo Victor (DEM), na cidade de Jaraguá.
Em Porangatu, no Norte goiano, Caiado impôs mais uma vitória para seu grupo. Na cidade a prefeita eleita foi sua apoiadora Vanuza Valadares, do Podemos. Ela, que presidiu o Ceasa e deixou o governo no meio deste ano justamente para concorrer a Prefeitura de sua cidade, levou a melhor em uma disputa apertada e agora soma mais uma Prefeitura importante no reforço para a base do governador.
Fernando Pellozo, do PSD, ganhou a disputa pela prefeitura de Senador Canedo. A cidade da região metropolitana que tem grande importância econômica e parcela significativa nas arrecadações do Estado.
Anápolis também promete uma grande vitória para Ronaldo Caiado. Roberto Naves (PP) chegou ao segundo turno com uma boa vantagem contra seu adversário Antônio Gomide (PT) e é o mais cotado para ganhar a eleição na terceira maior cidade do Estado e que tem grande importância e econômica e política.
Jornal Opção