Ipameri

Restrições ao comércio de Ipameri causa mais aglomerações; medidas foram discutidas em reunião entre prefeitura e comerciantes

Comerciantes pontuaram que as medidas no município não são lineares e carecem de mais estudo, com a participação da classe empresarial e da população nos comitês.

Redação

Reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15), na sede da Palácio Entre Rios, em Ipameri, entre empresários e a Prefeita Daniela Carneiro (PSDB), tratou das medidas adotadas pela Prefeitura quanto aos novos decretos publicados na última semana. A reunião foi requisitada pela Associação Comercial e Industrial de Ipameri (ACIIPA).

A posição da classe empresarial presente foi unânime quanto ao aumento de aglomerações nas lojas. De acordo com os empresários ouvidos as medidas de restrição de horários e dias de funcionamento aumentaram as aglomerações nas lojas e comércios da cidade, principalmente em horários próximos ao fechamento. Os comerciantes pontuaram que as medidas não são lineares e que carecem de mais estudo com a participação da classe e da população nos comitês.

O empresário Rivail Jordão, presente na reunião, alega que as medidas não fazem sentido, visto que quanto mais reduzir o tempo de funcionamento, mais as pessoas vão se aglomerar para realizarem suas compras, haja visto que produtos como de supermercados são essenciais no dia a dia das pessoas, inclusive tal questão constando em decreto federal. Para Rivail, algumas medidas foram acertadas, mas outras são descabidas e que a prefeitura deveria ouvir a população para tomar medidas mais assertivas.

Ao GO Noticias o empresário disse que o decreto tem aspecto ditatorial e que teve seu microfone cortado durante a reunião, “as ações de combate a pandemia do coronavírus devem ser discutidas em conjunto com a cidade, cidadãos e comerciantes, mas não é o que está acontecendo. A prefeita Daniela montou um comitê entre eles e decidem por eles próprios. Eu quis contribuir na reunião, expondo minha opinião de comerciante e cidadão, mas tive minha voz suprimida pela prefeita que mandou cortar meu microfone, isso não está certo, não é assim que vamos resolver esse problema”, disse o empresário supermercadista.

Foto: Registro das redes sociais mostra a aglomeração na porta de um supermercado, na ultima quarta-feira, véspera de feriado.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Ipameri, ACIIPA, Márcia Santos, disse que reunião foi solicitada para discutir os horários de funcionamento do comercio na cidade, em especial aos supermercados. Segundo o decreto o comércio pode funcionar até as 18 horas, sendo proibido a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados.

Diferente dos comerciantes, a Associação concorda com o decreto municipal e alega buscar meios junto ao executivo e a classe empresarial para um acordo. Para Márcia, como não há nenhum remédio no combate à doença, o melhor remédio continua sendo o distanciamento social. Ainda segundo a presidente da ACIIPA, a prefeitura garantiu que o decreto continuará em vigor por tempo indeterminado, até nova avaliação do executivo.

Não conseguimos contato com a Prefeitura até o fechamento desta, para expor a posição do município.

Deixe uma resposta