PIB

PIB de Goiás cresce 2,7% em última avaliação de maio

Crescimento se deve majoritariamente pelo avanço econômico agropecuário

Em análise divulgada na última terça-feira (29/8), o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu ao todo 2,7% no mês de maio comparado com o mesmo mês no ano passado, de acordo com novo boletim do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). De acordo com o governo, as áreas que tiveram alta na economia foram o setor agropecuário (11,1%), serviços (1,6%) e a indústria (1,1%).

Ainda segundo o levantamento, estes avanços no mês de maio ocorreram na média acumulada nos 12 últimos meses com acréscimo de 4,1% com todos os setores econômicos com valores positivos. Contudo, se comparado diretamente ao mês anterior, o PIB teve recuo de 0,5%. 

Outras áreas tiveram taxas negativas  como o financeiro (12,9%), informação (5,7%) e o comércio (2,9%), entretanto o Secretário Geral Adriano da Rocha Lima reforçou os avanços econômicos. “A atual gestão continua intensificando esforços para qualificar os cidadãos e promover a manutenção e fomento da nossa economia. A atividade econômica em Goiás segue obtendo avanços constantes, que podem ser sentidos em setores como agropecuária e indústria”. 

Também em nota o diretor-executivo do IMB Erik Figueiredo comemorou a evolução econômica,  “obtivemos em maio mais um resultado do ciclo virtuoso constatado na economia goiana”. 

O boletim de abril também demonstrou avanço comparado ao ano anterior, denotando confiança da gestão atual com o avanço econômico do estado.

PIB e desenvolvimento

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o PIB pode ser entendido como “a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade”, como um meio de avaliar o desenvolvimento econômico de cada região.

Deixe uma resposta