Nota A: Prefeitura de Goiandira conquista nota máxima do Tesouro Nacional
Cidade é a única da região a obter o selo de qualidade dos dados contábeis e fiscais informados

A Prefeitura de Goiandira obteve reconhecimento pela transparência nas contas públicas. O Tesouro Nacional concedeu ao município a nota “A”, a mais alta, pela qualidade da informação contábil e fiscal no exercício de 2023.
Na Região Sudoente, o município foi o único a conquistar a avaliação máxima, concedida aos entes federativos que atingiram o percentual de acertos acima de 95%, pelo envio de dados contábeis consistentes e de qualidade.
A avaliação do Tesouro Nacional se baseou na pontuação obtida no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal, que classifica a precisão, integridade e consistência das informações enviadas pelos entes federativos. Nessa análise, são realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para averiguar a qualidade dos dados informados.
A nota “A” da Secretaria do Tesouro Nacional levou em conta cinco indicadores prioritários: o de endividamento, a partir da Dívida Consolidada em relação à Receita Corrente Líquida (07,53%); Poupança Corrente, que avalia a Despesa Corrente em relação à Receita Corrente Ajustada (94,22%); Liquidez Relativa, uma equação da soma da disponibilidade de caixa bruta e insuficiência de caixa, menos as obrigações financeiras pela Receita Corrente Líquida (5,53%); e por último o ranking da qualidade fiscal (Bicf 79,84%).

A avaliação também analisou o Cauc, serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal. Dos cinco itens divulgados — Adimplência Financeira; Encaminhamento das contas anuais; Aplicação mínima de recursos em saúde; Aplicação mínima de recursos em educação; Situação dos demais itens no Cauc —, Goiandira foi aprovada em quatro itens.
Outro ponto analisado pela Secretaria do Tesouro Nacional é a despesa com pessoal em relação à receita corrente líquida. Mais uma vez a capital foi aprovada, com índice de 43,32%, enquanto o limite prudencial é de 51,30%. Confira os dados no link.