Operação Ephedra

MPGO e PRF desarticulam rede interestadual de tráfico de anfetaminas

Força-Tarefa cumpre 88 mandados

(Foto: MPGO)

Uma grande ofensiva contra o tráfico de drogas foi deflagrada nesta terça-feira (10/12/2024) em Goiás e outros três estados pela força-tarefa composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Goiás (GAECO/MPGO) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Batizada de Operação Ephedra, a ação tem como objetivo o cumprimento de 24 mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Tocantins, Bahia e São Paulo.
A investigação revelou a existência de uma organização criminosa que produzia e comercializava anfetaminas, conhecidas como “rebites”. Essas drogas sintéticas são utilizadas principalmente por motoristas profissionais para inibir o sono durante longas jornadas, o que, além de infringir a legislação, compromete gravemente a segurança nas estradas.  

Estrutura da organização

As investigações apontaram que a atuação do grupo criminoso ia além da produção e venda de drogas. Uma complexa rede de empresas e contas bancárias era utilizada para movimentar valores milionários, tanto para aquisição de insumos — como produtos químicos, máquinas e embalagens para fabricação dos “rebites” — quanto para lavagem de dinheiro. O esquema envolvia a compra de veículos, imóveis, fazendas e até criptomoedas para disfarçar os lucros obtidos ilegalmente.

Os mandados são cumpridos em 12 municípios de quatro estados, incluindo Goiânia, Anápolis e Uruaçu (GO), Talismã (TO), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Salto (SP). Em Goiás, um dos mandados foi executado na Unidade Prisional Regional de Nova Crixás, contra um detento já encarcerado.

A operação conta com a participação de 268 policiais rodoviários federais e 96 integrantes do Ministério Público, incluindo 26 promotores de Justiça. Cães farejadores também foram empregados para localizar entorpecentes durante as buscas.

Deixe uma resposta