Coronavírus

Mais de 2,5 milhões de moradores ainda não receberam o primeiro reforço contra a Covid-19 em Goiás, diz Ministério da Saúde

Além disso, cerca de 1 milhão de goianos estão com a segunda dose de reforço atrasada, segundo MS. Estado tem mais de 1,7 milhão de casos confirmados e 27,5 mil mortes pela doença

O Ministério da Saúde (MS) divulgou que mais de 2,5 milhões de moradores ainda não receberam o primeiro reforço de vacinas contra a Covid-19 em Goiás. Além disso, segundo o MS, cerca de 1 milhão de goianos estão com a segunda dose de reforço atrasada. Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), o estado tem mais de 1.739.466 casos confirmados de Covid e 27.595 mortes pela doença.

Em nota, a SES-GO informou que mais de 900 postos vacinam moradores em todo o estado e que desenvolve uma série de iniciativas para incentivar a vacinação, mas que o maior desafio na imunização contra a Covid-19 em Goiás é completar os esquemas vacinais (veja a íntegra da nota ao fim do texto).

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (17). Conforme a pasta, completar o ciclo vacinal contra a Covid-19 é a melhor forma de se proteger contra o agravamento da doença.

A primeira dose de reforço é recomendada para pessoas com mais de 12 anos de idade e deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose ou dose única. Já a segunda dose de reforço é indicada para a população acima de 40 anos e trabalhadores da saúde. Apesar disso, Goiás aplica o segundo reforço já em pessoas acima de 30 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos.

O Ministério da Saúde esclareceu que, quem começou o esquema vacinal com a dose única da Janssen, deve tomar o reforço da seguinte forma: três reforços para pessoas com idade igual ou maior que 40 anos; e dois reforços para pessoas de 18 a 39 anos.

Covid-19 em Goiás

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, no sábado (19), Goiás tinha 1.739.466 casos confirmados de Covid-19 e 27.595 mortes pela doença.

Já na capital, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, são 437.868 casos confirmados e 7.926 mortes por Covid-19 até o último sábado.

Íntegra da nota da SES-GO:

“A propósito das questões formuladas por este veículo de comunicação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa o que se segue:

Ressaltamos que o maior desafio hoje na vacinação contra a Covid-19 no nosso Estado é completar os esquemas vacinais. No Estado de Goiás Os números da SES-GO revelam que 2.482.037pessoas não tomaram a dose de reforço. Outras 1.014.220 não procuraram os postos para a aplicação do segundo reforço (DR2).

A SES-GO desenvolve uma série de iniciativas com o objetivo de incentivar a população a completar o esquema de vacinação contra a Covid-19. Entre tais estratégias destacam-se o alerta e o repasse de informações, por meio dos veículos de comunicação, sobre a importância de completar o esquema vacinal para prevenção de casos graves de Covid-19.

A SES-GO informa continuamente que a vacinação é realizada em mais de 900 postos de vacina instalados em todos os municípios goianos.

Constitui uma das principais medidas efetivadas pela SES-GO a atualização continuada de gestores e profissionais das Secretarias Municipais de Saúde responsáveis pela operacionalização da vacinação.

Além disso, a SES-GO disponibiliza aos municípios, de forma continuada, as doses das vacinas contra a covid-19, de laboratórios diferentes, para a efetivação da vacinação”.

Deixe uma resposta