Lockdown: Prefeitura de Catalão aguarda decisão do governador para avaliar novo decreto
Cabe aos prefeitos adotarem ou não a medida defendida pelo governador, em determinar o lockdown intermitente nos municípios.

Redação
As decisões tomadas pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) a respeito do possível lockdown no estado, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus devem ser avaliadas pelo prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos), apenas após a publicação do novo decreto estadual.
Caiado se reuniu por videoconferência com prefeitos e autoridades políticas, sanitárias e científicas do estado na manhã desta segunda-feira (29), para falar sobre as novas mudanças no decreto estadual que deve sair nesta terça-feira (30).
A medida de lockdown foi sugerida por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) que estimaram a morte de mais de 18 mil pessoas até setembro caso não houvesse mudanças na forma de enfrentamento da covid-19 no estado.
A sugestão defendida pelos pesquisadores é de um lockdown intermitente até setembro, com fechamento total por 14 dias e abertura pelos próximos 14, de maneira intercalada. Para isso, estimaram três cenários: um caso sejam mantidas as atividades como estão, com taxa de isolamento em 36%; outra com lockdown absoluto por três meses, prevendo taxa de isolamento em 55%; e, por último, um cenário intermediário, intercalando a maior e a menor taxa.
A assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que Adib Elias não participou da reunião, mas que representantes do município acompanharam a videoconferência junto ao governador. Segundo a pasta o município tem suas próprias diretrizes, mas vai aguardar a decisão de Caiado para editar ou não novo decreto.